Egito ratifica polêmico acordo que cede ilhas do Mar Vermelho à Arábia Saudita

Reuters

Publicado 24.06.2017 16:32

Egito ratifica polêmico acordo que cede ilhas do Mar Vermelho à Arábia Saudita

CAIRO (Reuters) - O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, ratificou um acordo de demarcação marítima que prevê a cessão da soberania do Egito sobre duas ilhas desabitadas do Mar Vermelho à Arábia Saudita, afirmou o governo neste sábado.

O acordo virou um assunto sensível para al-Sisi, que conta com a Arábia Saudita como aliada-chave, após o acordo alimentar críticas públicas generalizadas e protestos de rua entre os egípcios irritados com a soberania nacional.

Na semana passada, o parlamento egípcio apoiou o plano que cede o controle das ilhas de Tiran e Sanafir para a Arábia Saudita, mas o acordo também se tornou objeto de uma disputa legal sobre jurisdição entre diferentes tribunais.

"O presidente Abdel Fattah al-Sisi ratificou o acordo de demarcação marítima entre a República Árabe do Egito e o Reino da Arábia Saudita", afirmou o comunicado do gabinete.

Nesta semana, o Tribunal Constitucional suspendeu temporariamente as decisões judiciais sobre o acordo até decisão sobre qual instituição teria a palavra final na matéria.

O governo de al-Sisi anunciou no ano passado o acordo marítimo com a Arábia Saudita, um aliado que deu bilhões de dólares de ajuda ao Egito. Os governos egípcio e saudita dizem que as ilhas são sauditas, mas que estão sujeitas à proteção egípcia.

A Arábia Saudita ajudou al-Sisi após a derrubada do presidente Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, em 2013.

Mas os egípcios estão aumentando a crítica sobre o estado do renascimento econômico do país, após anos de agitação política e uma desvalorização da libra egípcia, do aumento de impostos e de cortes de subsídios introduzidos pelo governo al-Sisi.

(Por Ahmed Aboulenein)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações