Espanha destituirá governo catalão e convocará eleição regional

Reuters

Publicado 21.10.2017 11:22

Espanha destituirá governo catalão e convocará eleição regional

MADRI (Reuters) - O governo espanhol decidiu neste sábado demitir a liderança secessionista da Catalunha e forçar nova eleição na região, afirmando que tinha que tomar tal medida sem precedentes para evitar que a região avance com a independência.

O plano, que ainda precisa de aprovação do Senado, busca resolver a pior crise política da Espanha em quatro décadas, mas corre o risco de forte reação por parte de apoiadores da independência, que pretendem protestar nas ruas.

Ao delinear a decisão do gabinete, o primeiro-ministro Mariano Rajoy afirmou que a economia calatã, responsável por um quinto da economia nacional, já estava em estado preocupante como resultado da pressão do governo regional por independência.

"Perguntaremos ao Senado, com o objetivo de proteger o interesse geral da nação, para autorizar o governo... a demitir o presidente catalão e seu governo", disse Rajoy em coletiva à imprensa.

É a primeira vez desde o retorno da Espanha à democracia no final dos anos 1970 que o governo central evocou o direito constitucional de tomar controle da região e governá-la diretamente de Madri.

Isso incluirá controle total da polícia da região, das finanças e dos meios de comunicação públicos. Os poderes do Parlamento regional também serão reduzidos.

Rajoy afirmou que sua intenção era de não usar tais poderes especiais por mais de seis meses e que convocaria eleições regionais assim que a situação estivesse de volta ao "normal".

"Nosso objetivo é restaurar a lei e a coabitação normal entre cidadãos, que se deteriorou muito, continuar com a recuperação econômica, que está sob ameaça hoje na Catalunha, e comemorar eleições em uma situação de normalidade", disse Rajoy.

As medidas precisam agora aprovação do Senado da Espanha, onde a votação está marcada para 27 de outubro.

Rajoy insistiu que o líder catalão, Carles Puigdemont, que chefia o governo da região nordeste, rompeu com a lei diversas vezes ao pressionar pela independência, inclusive com o referendo de 1º de outubro, o qual o governo declarou ilegal.

"Os governantes da Catalunha não respeitaram nem a lei sob a qual é baseada nossa democracia nem o interesse geral", disse o governo em um memorando obtido pela Reuters. "A situação é insustentável."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O impulso de independência levou a Espanha à pior crise política desde a tentativa falha de golpe militar em 1981, muitos anos após o fim da ditadura de Francisco Franco. Encontrou forte oposição ao redor da Espanha, dividiu a própria Catalunha e aumentou a perspectiva de prolongados protestos nas ruas.

Também levou Madri a reduzir as estimativas de crescimento econômico para a quarta maior economia da zona do euro, levando centenas de empresas a retirarem suas sedes da Catalunha. Rajoy pediu, neste sábado, que as empresas se mantenham na região.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações