Espanha rejeitará acordo de brexit se não houver mudanças sobre Gibraltar

EFE  |  Autor 

Publicado 20.11.2018 09:24

Espanha rejeitará acordo de Brexit se não houver mudanças sobre Gibraltar

Madri, 20 nov (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou nesta terça-feira que "a Espanha votará não" à minuta do acordo do Brexit se não ficar esclarecido o status de Gibraltar.

Durante um ato público realizado em Madri, Sánchez disse que "nenhum documento esclarece algo para nós que é fundamental: Gibraltar não pertence ao Reino Unido".

Segundo ele, o Governo espanhol não pode presumir que o que acontecerá a Gibraltar depende apenas das negociações britânicas com a UE, já que, em sua opinião, é algo que a Espanha deve negociar diretamente com o Reino Unido.

"Como país, nós não podemos presumir no que vai acontecer no futuro com Gibraltar (...). Isso deverá ser negociado entre a Espanha e o Reino Unido", defendeu o presidente do Governo espanhol.

O artigo 184 do acordo entre o Reino Unido e a UE, "ambíguo" segundo o Governo espanhol, fala da negociação e aplicação de acordos além do fim do período de transição após a saída britânica da União, mas não estabelece datas concretas.

O ministro espanhol de Relações Exteriores e Cooperação, Josep Borrell, disse ontem que seria difícil incluir esclarecimentos sobre Gibraltar, depois de se reunir com o chefe negociador europeu para o "Brexit", Michel Barnier, que não quer que o texto pactuado seja modificado.

O ministro pediu que seja diferenciado o acordo de retirada da declaração política que senta as diretrizes para negociar a futura relação com o Reino Unido, que ainda está elaborando a Comissão Europeia.

"Os primeiros surpreendidos somos nós", disse hoje Sánchez, que também lembrou que o Governo espanhol que sempre compareceu aos Conselhos Europeus fez com uma atitude "construtiva e pró-europeia".

Igualmente, defendeu que se o Executivo espanhol "se encontra em uma situação como esta, é porque alguém em Bruxelas não fez bem o seu trabalho".

Os chefes de Estado e de Governo dos vinte e sete países que permanecerão na UE após o "brexit"realizarão no próximo domingo uma cúpula na qual preveem dar apoio ao acordo preliminar alcançado entre Londres e Bruxelas.

Segundo o Tratado da União, este acordo deverá ser aprovado pelo Conselho por maioria qualificada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações