Esqueletos sem mãos e pés são encontrados em "Toca do Lobo" de Hitler

Reuters

Publicado 03.05.2024 11:24

VARSÓVIA (Reuters) - Cinco esqueletos humanos -- todos sem mãos e pés -- foram descobertos no quartel-general militar da frente oriental do líder nazista Adolf Hitler, na atual Polônia, enterrados dentro da casa do comandante da Luftwaffe, Hermann Goering.

Os corpos de três adultos, um bebê e uma criança mais velha foram descobertos por um grupo chamado Fundação Latebra, arqueólogos amadores que vêm escavando o local com permissão oficial há vários anos, disseram membros do grupo e autoridades.

"Nunca se esperaria tais coisas em um lugar como esse, pois era o lugar mais vigiado do Terceiro Reich e, depois da guerra, os russos tomaram conta desse lugar", disse Dominik Markiewicz, membro do grupo, à Reuters.

"Todos se perguntavam o que poderia ter acontecido ali... Tentamos pensar em algo, mas nada razoável nos vem à mente", disse ele. "Não sabíamos com o que estávamos lidando. Seriam alguns rituais ocultos de fanáticos do Terceiro Reich? Não temos a menor ideia."

Ele acrescentou que não está claro se os esqueletos datam da Segunda Guerra Mundial ou se foram enterrados lá posteriormente.

Sebastian Trapik, vice-diretor de educação e promoção do turismo do Distrito Florestal de Srokowo, a agência do governo polonês responsável pelo local, disse à Reuters que os corpos foram encontrados enterrados logo abaixo do chão em uma parte do local onde antes havia um piso de madeira.

Daniel Brodowski, porta-voz do gabinete do promotor na capital da província vizinha, Olsztyn, disse que uma investigação foi aberta e que os investigadores forenses examinaram os corpos sob supervisão policial.