Estudantes de Irlanda e Suíça se juntam à onda de protestos contra guerra em Gaza

Reuters

Publicado 04.05.2024 14:19

DUBLIN (Reuters) - Estudantes do Trinity College, de Dublin, e da Universidade de Lausanne, na Suíça, realizaram ocupações para protestar contra a guerra de Israel em Gaza, juntando-se a uma onda de manifestações ao redor de campi universitários dos Estados Unidos.

Em Dublin, estudantes construíram acampamentos na sexta-feira que forçaram a universidade a restringir acesso ao campus neste sábado e fechar a exibição do Book of Kells, uma das principais atrações turísticas da Irlanda.

O acampamento foi armado após o sindicato dos estudantes dizer que foi multado em 214 mil euros pela universidade por perdas causadas pelos protestos nos últimos meses, não exclusivamente sobre Gaza. Os manifestantes estavam exigindo que o Trinity cortasse laços acadêmicos com Israel e vendesse seus investimentos em empresas associadas a Israel.

O presidente do sindicato dos estudantes, Laszlo Molnarfia, publicou uma foto de bancos empilhados na entrada do prédio que abriga o Book of Kells, um manuscrito iluminado criado por monges celtas em aproximadamente 800 d.C.

O Trinity College afirmou que restringiu acesso a alunos, funcionários e moradores para garantir a segurança e que a exibição seria fechada neste sábado.

Em Lausanne, cerca de 100 estudantes ocuparam um prédio para apoiar as demandas, que incluem o fim da cooperação científica com Israel.

"Palestinos estão morrendo há mais de 200 dias, mas não estamos sendo ouvidos", disse um manifestante à televisão suíça neste sábado.

A universidade afirmou que a ocupação poderia continuar até segunda-feira, se não atrapalhasse o trabalho no campus.

(Reportagem de Padraic Halpin em Dublin e Paul Arnold em Zurique)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações