EUA autoriza mais US$350 milhões em ajuda militar para a Ucrânia

Reuters

Publicado 20.03.2023 14:42

Por Kanishka Singh e Katharine Jackson

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão autorizando o repasse de mais 350 milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia, disse o secretário de Estado do país, Antony Blinken, nesta segunda-feira, enquanto Kiev constrói seu arsenal para uma contra-ofensiva às forças russas.

"Este pacote de assistência militar inclui mais munição de artilharia para os Himars e obus fornecidos pelos EUA que a Ucrânia está usando para se defender, bem como munição para veículos de combate e infantaria Bradley, mísseis HARM, armas anti-tanque, barcos e outros equipamentos", disse Blinken em comunicado.

Os Estados Unidos forneceram mais de 30 bilhões de dólares em armas para que a Ucrânia se defendesse da Rússia, que invadiu sua vizinha de governo pró-Ocidente em 24 de fevereiro de 2022.

O mais recente pacote de assistência militar dos EUA foi anunciado dias depois que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e o presidente dos Chefes Conjuntos de Estado Maior, Mark Milley, participaram de uma teleconferência com seus colegas ucranianos e falaram de seu "apoio inabalável" à Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, também participou no final da reunião na sexta -feira, informou a Casa Branca.

Kiev está tentando reunir suprimentos suficientes de armas de seus apoiadores ocidentais, dos quais os EUA foram os mais significativos, para montar uma contra-ofensiva e tentar recuperar o território capturado pelos russos no ano passado.

"Somente a Rússia poderia encerrar sua guerra hoje. Até que a Rússia o faça, ficaremos unidos à Ucrânia pelo tempo que for necessário", disse Blinken na segunda-feira.

(Reportagem de Kanishka Singh e Katharine Jackson)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações