EUA, Coreia do Sul e Japão realizam exercício de defesa com foco em Coreia do Norte e China

Reuters

Publicado 16.08.2022 08:56

SEUL/WASHINGTON (Reuters) - Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão participaram de um exercício de defesa de mísseis balísticos na costa do Havaí na semana passada, disse o Pentágono nesta terça-feira, retomando exercícios combinados com foco na Coreia do Norte e na China.

Foi a primeira vez que os três países realizaram esses exercícios desde 2017, depois que as relações entre Seul e Tóquio atingiram o nível mais baixo em anos em 2019, em meio a novas disputas históricas que datam da ocupação japonesa da península coreana de 1910 a 1945.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, um conservador que assumiu o cargo em maio, prometeu melhorar as relações com o Japão e aprofundar a aliança com os EUA para melhor dissuadir a Coreia do Norte, inclusive expandindo ou retomando exercícios conjuntos.

O exercício de alerta de mísseis e busca e rastreamento de mísseis balísticos ocorreu de 8 a 14 de agosto durante os exercícios multinacionais do Pacific Dragon e demonstrou o compromisso dos três países em responder aos desafios apresentados pela Coreia do Norte, proteger a segurança compartilhada e reforçar o sistema internacional baseado em regras, disse o Pentágono em um comunicado.

As medidas conjuntas de defesa antimísseis lideradas pelos EUA têm sido um ponto sensível para a China, que retaliou economicamente a decisão da Coreia do Sul em 2016 de sediar uma bateria militar dos EUA Terminal High Altitude Area Defense (THAAD).

(Reportagem de Josh Smith em Seul e Idrees Ali em Washington)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações