EUA emitem centenas de sanções contra Rússia e miram empresas chinesas

Reuters

Publicado 01.05.2024 18:40

Por Daphne Psaledakis

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos emitiram nesta quarta-feira centenas de novas sanções contra a Rússia em função da guerra na Ucrânia, em uma ação que busca impedir que Moscou evite medidas vindas do Ocidente, inclusive por meio da China.

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções em quase 200 alvos, enquanto o Departamento de Estado designou mais de 80 alvos, em uma das ações mais abrangentes contra empresas chinesas até agora nas sanções de Washington contra a Rússia.  

Os EUA impuseram sanções em 20 empresas sediadas na China e em Hong Kong, após repetidos avisos de Washington sobre o apoio da China ao exército da Rússia, inclusive durante viagens recentes da secretária do Tesouro, Janet Yellen, e do secretário de Estado, Antony Blinken, ao país. 

O apoio da China à Rússia é uma das muitas questões que ameaçam azedar a recente melhora de relações entre as duas maiores economias do mundo. 

“O Tesouro alertou consistentemente que empresas sofrerão consequências significativas por fornecerem apoio material à guerra da Rússia, e os EUA as estão impondo em quase 300 alvos”, disse Yellen, em um comunicado. 

As embaixadas de Rússia e China em Washington não responderam aos pedidos por comentários em um primeiro momento. 

(Reportagem de Daphne Psaledakis, Timothy Gardner, Simon Lewis, Michael Martina, Jonathan Landay, David Shepardson e Doina Chiacu em Washington e Polina Devitt em Londres)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações