EUA não aparecem mais como país "amigo" em programa eleitoral de Merkel

Reuters

Publicado 03.07.2017 16:15

EUA não aparecem mais como país "amigo" em programa eleitoral de Merkel

Por Noah Barkin

BERLIM (Reuters) - Em seu programa de campanha para a eleição da Alemanha, os conservadores da chanceler alemã, Angela Merkel, retiraram o termo "amigo" ao descrever o relacionamento com os Estados Unidos.

Quatro anos atrás, o programa conjunto da União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão) e de seu parceiro minoritário bávaro, a União Social Cristã (CSU (SA:CARD3)), referiu-se aos EUA como o "amigo mais importante" da Alemanha fora da Europa.

O programa de 2013 também descrevia a "amizade" com Washington como um "pilar" das relações internacionais alemãs e falava sobre o fortalecimento dos laços econômicos transatlânticos por meio da remoção de barreiras comerciais.

Mas as palavras "amigo" e "amizade" desapareceram do programa eleitoral mais recente, intitulado "Por uma Alemanha na qual vivamos bem e felizes", que Merkel e o líder da CSU, Horst Seehofer, apresentaram nesta segunda-feira para a eleição de 24 de setembro.

Ao invés disso, os EUA são descritos como "o parceiro mais importante" da Alemanha fora da Europa. Nenhuma autoridade do CDU estava disponível de imediato para comentar a mudança das palavras.

Essa alteração sublinha como as relações entre Berlim e Washington se deterioraram desde que o presidente norte-americano Donald Trump assumiu a Casa Branca em janeiro.

Durante sua campanha para a Presidência, Trump disse que Merkel estava "arruinando" a Alemanha com políticas imigratórias que descreveu como "insanas".

Ele criticou várias vezes o superávit comercial alemão com seu país, acusou Berlim e outros parceiros europeus de deverem "quantidades enormes de dinheiro" à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e preocupou parceiros ocidentais com sua decisão de retirar os EUA do Acordo Climático de Paris no mês passado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações