FMI concede US$118 milhões a Moçambique para reconstrução após ciclone Idai

Reuters

Publicado 19.04.2019 18:47

FMI concede US$118 milhões a Moçambique para reconstrução após ciclone Idai

MAPUTO (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) dará a Moçambique uma linha de crédito de 118,2 milhões de dólares para ajudar o país a reconstruir a infraestrutura após um ciclone devastador que matou centenas de pessoas e arrasou vilas inteiras, informou a instituição nesta sexta-feira.

Mais de 1 mil pessoas foram mortas por tempestades em Moçambique, Zimbábue e Malaui após o pior ciclone em décadas assolar o leste da costa do oceano Índico em março com ventos devastadores de até 170 km/h.

Fortes enchentes provocadas por chuvas torrenciais e ventos que atingiram vilarejos e cidades, especialmente na cidade portuária de Beira, em Moçambique, deixaram o país desesperado por dinheiro para iniciar seu plano de recuperação.

O Banco Mundial estima que os países afetados precisarão de mais de 2 bilhões de dólares para se recuperar.

O plano de resposta humanitária de 337 milhões de dólares de Moçambique, largamente composto de um apelo de 281 milhões de dólares após a passagem do ciclone, engloba apenas 23 por cento dos fundos necessários.

"A assistência financeira visa cobrir grandes lacunas orçamentárias e de financiamento externo que estão surgindo das necessidades de reconstrução após o ciclone Idai, que causou significativa perda de vida e danos à infraestrutura", disse o FMI.

Moçambique também está enfrentando uma epidemia de cólera depois que o ciclone destruiu unidades de abastecimento de água.

A cólera é endêmica a Moçambique, que tem sofrido surtos regulares ao longo dos últimos cinco anos. Cerca de 2 mil pessoas foram infectadas no último surto, que acabou em fevereiro de 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde.

(Por Mfuneko Toyana)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações