Homens armados sequestram cerca de 100 pessoas em ataques no fim de semana

Reuters

Publicado 18.03.2024 20:57

Por Garba Muhammad e Hamza Ibrahim

KADUNA, Nigéria (Reuters) - Homens armados sequestraram cerca de 100 pessoas na Nigéria, incluindo mulheres e crianças, em dois ataques no fim de semana no Estado de Kaduna, disseram moradores e a polícia nesta segunda-feira.

Sequestros de organizações criminosas, que exigem resgates, tornaram-se ocorrências quase diárias na Nigéria, especialmente na região norte, onde as autoridades parecem impotentes para impedi-las.

O porta-voz da polícia de Kaduna, Mansur Hassan, confirmou o incidente no vilarejo Kajuru Station na noite de domingo, mas não pôde informar a quantidade de pessoas desaparecidas. Ele disse que agentes de segurança foram mobilizados para resgatar os moradores.

Tanko Wada Sarkin, um líder do vilarejo, disse que 87 pessoas foram levadas.

"Nós até agora registramos o retorno de cinco pessoas que fugiram pelo mato. Com esse ataque, já é a quinta vez que esses bandidos atacam essa comunidade", disse à Reuters, por telefone.

Moradores relataram que homens armados, vestidos com uniformes do Exército, chegaram à aldeia sem serem detectados.

Aruwa Ya'u, um outro residente, disse que foi capturado, mas logo depois libertado pelos homens armados diante de sua dificuldade de andar devido a problemas de saúde.

Os pistoleiros são conhecidos por obrigarem suas vítimas a embrenharem-se no mato, mantendo-as detidas durante meses enquanto aguardam o pagamento do resgate.

Os raptos ocorrem após um grupo armado sequestrar, no início de março, 286 alunos e funcionários de uma escola em Kuriga, no estado de Kaduna, e depois de homens armados terem capturado 61 pessoas na comunidade de Buda, em 12 de março.

Em Dogon Noma, outra comunidade da região do governo local de Kajuru, homens armados sequestraram 16 pessoas em suas casas na noite de sábado, de acordo com moradores.

(Reportagem de Garba Muhammad em Kaduna, Hamza Ibrahim em Kano e Ahmed Kingimi em Maiduguri)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações