Invocando Jesus, republicanos se preparam para caucus em Iowa sob frio recorde

Reuters

Publicado 12.01.2024 17:52

Por Nathan Layne e Tim (BVMF:TIMS3) Reid

URBANDALE/DES MOINES, Iowa (Reuters) - Até Jesus poderia dar uma mão à população de Iowa, que enfrentará temperaturas congelantes na segunda-feira para escolher o candidato presidencial republicano, com o caucus (assembleia de eleitores) podendo ser realizado com temperaturas de até -29 graus Celsius.

“Eu declaro que vai estar mais quente, em nome de Jesus”, disse à Reuters a evangelista Patricia Lage durante evento na quinta-feira com o filho mais velho do ex-presidente Donald Trump, Don Jr., em Urbandale, nos subúrbios da capital Des Moines.

Mas Lage, que apoia a candidatura de Trump para a Casa Branca, afirmou que os apoiadores do ex-presidente aparecerão para o caucus de qualquer forma: “O povo do Trump é da pesada”, disse.

Trump lidera com folga sobre seus dois principais adversários, o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora do país na Organização das Nações Unidas Nikki Haley, tanto nas pesquisas de Iowa quanto nas nacionais. Se ele for escolhido, enfrentará o atual presidente, o democrata Joe Biden, em novembro.

A corrida pela nomeação republicana começa em três dias com o caucus em Iowa, onde as nevascas desta sexta-feira fizeram Haley cancelar vários eventos. “Definitivamente eu não estou mais na Carolina do Sul”, brincou ela com eleitores do noroeste do Estado, durante uma conversa online.

Alguns eleitores conseguiram comparecer a um evento de DeSantis na manhã desta sexta, em Ankeny, mas estavam preocupados com o frio que os espera na noite do caucus.

“Eu acho que isso vai impactar em quantas pessoas participarão dos caucuses”, afirmou Fred Schuster, de 68 anos.

O vice-gerente da campanha de DeSantis, David Polyansky, afirmou na sexta-feira que espera a presença de muitos eleitores na noite de segunda-feira. Ele disse esperar que os esforços de seu candidato em Iowa, onde visitou 99 condados, seriam uma vantagem.

“Eu não sairia para temperaturas de -17 graus se não fosse a campanha e candidato que mais trabalham e que são mais organizados.”, disse.

Polyansky afirmou que DeSantis não deixará a corrida após o caucus de Iowa. Ele afirmou que o candidato espera ir a New Hampshire, segundo Estado a escolher o nomeado republicano, para debates nos dias 18 e 21.

DeSantis tem apostado em um forte resultado em Iowa, onde está empatado em segundo lugar com Haley. Em New Hampshire, o político está atrás.

A corte mais alta do Oregon negou nesta sexta-feira analisar um processo que pedia a inelegibilidade de Trump, no Estado, com base na 14ª Emenda à Constituição dos EUA, que impede pessoas que participaram de “insurreições” de ocupar cargos públicos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora