Irã expandirá relações com Líbano e Hezbollah, apesar de pressão dos EUA

Reuters  |  Autor 

Publicado 24.03.2019 16:48

Irã expandirá relações com Líbano e Hezbollah, apesar de pressão dos EUA

DUBAI (Reuters) - O Irã afirmou neste domingo que expandirá suas relações com o Líbano, apesar da chamada “provocativa e intervencionista” do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo para Beirute escolher um lado, informou a televisão pública iraniana.

Em uma turnê regional para angariar apoio a uma abordagem mais rígida de Washington contra Teerã, Pompeo disse na sexta-feira que o Líbano precisava tomar uma decisão - “Avançar corajosamente como uma nação independente e orgulhosa, ou permitir que ambições obscuras do Irã e do Hezbollah ditassem seu futuro”.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, rechaçou os comentários de Pompeo.

“Devido às falhas de suas políticas no Oriente Médio, os Estados Unidos recorreram à ultrapassada e desacreditada arma de ameaças e intimidações para impor suas políticas imperialistas em outros países”, disse Qasemi, segundo a TV pública.

“Ao mesmo tempo que respeitamos a independência do Líbano e o livre arbítrio de seu governo e nação, o Irã usará todas suas capacidades para reforçar a unidade dentro do Líbano e também expandir suas relações com o Líbano.”

O Hezbollah, cuja influência expandiu-se em casa e na região, controla três dos 30 ministérios no governo liderado pelo primeiro-ministro apoiado pelo Ocidente, Saad al-Hariri, a maior quantidade da sua história.

A potência xiita muçulmana Irã e o Hezbollah, fundado em 1982 pela Guarda Revolucionária do Irã, são agentes importantes na guerra na Síria e na luta contra grupos militantes que se opõem ao presidente Bashar al-Assad, entre eles o Estado Islâmico.

Qasemi disse que o Hezbollah do Líbano é um partido legítimo e popular.

“Como Pompeo pode fazer comentários tão imprudentes e irracionais (sobre o Hezbollah) enquanto visita o Líbano?”, disse.

Tensões entre Teerã e Washington cresceram desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do acordo nuclear de 2015, entre o Irã e seis potências mundiais, no último mês de maio, e restaurou sanções à República islâmica.

A restauração de sanções faz parte de um esforço mais amplo de Trump para forçar o Irã a limitar seu programa nuclear e encerrar seu trabalho com mísseis balísticos, assim como seu apoio a forças no Iêmen, Síria, Líbano e outras partes do Oriente Médio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações