Juíza se recusa a rejeitar acusação de lavagem de dinheiro de ex-chefe da campanha de Trump

Reuters  |  Autor 

Publicado 22.06.2018 20:57

Juíza se recusa a rejeitar acusação de lavagem de dinheiro de ex-chefe da campanha de Trump

Por Sarah N. Lynch

WASHINGTON (Reuters) - Uma juíza federal deu outro golpe nesta sexta-feira em Paul Manafort, ex-chefe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusando a rejeitar uma acusação de lavagem de dinheiro apresentada contra ele pelo procurador especial Robert Mueller.

A decisão da juíza distrital dos EUA Amy Berman Jackson é o revés mais recente para Manafort, cujas acusações surgiram da investigação em andamento de Mueller sobre o papel da Rússia na eleição presidencial norte-americana de 2016. Jackson ordenou há uma semana a prisão de Manafort, pendendo julgamento, após Mueller apresentar novas acusações contra ele por suposta interferência com testemunhas enquanto ele estava sob prisão domiciliar.

Manafort enfrenta acusações separadas em Washington e na Virgínia, com acusações variando de conspiração para lavagem de dinheiro e falha em se registrar como um agente estrangeiro para o antigo governo ucraniano pró-Rússia, a fraude fiscal e bancária.

Ele se declarou inocente das acusações, nenhuma delas relacionadas ao seu trabalho na campanha de Trump em 2016. Seu julgamento em Washington deve começar em setembro e seu julgamento na Virgínia em julho.

Mueller, cuja investigação pode ameaçar a Presidência de Trump, está investigando se a campanha de 2016 do presidente conspirou com a Rússia e se Trump buscou ilegalmente obstruir a investigação envolvendo a Rússia. Trump chamou a investigação de Mueller de caça às bruxas e negou conluio.

A acusação de lavagem de dinheiro está entre as mais sérias que Manafort enfrenta, à medida que possui penas mais duras e submete ele a confisco de bens. Acusações de lavagem de dinheiro apresentadas contra um réu devem ser atreladas a uma ofensa criminal subjacente, como suborno ou fraude bancária.

Procuradores disseram que Manafort lavou rendimentos ilegais que gerou fazendo lobby para a Ucrânia sem se registrar com o governo dos EUA como um agente estrangeiro, como exigido pela lei.

Os advogados de Manafort chamaram a teoria legal da acusação de lavagem de dinheiro de defeituosa porque não se registrar como um agente estrangeiro não gerou rendimentos financeiros. Seus advogados disseram que a lei em questão não proíbe lobby estrangeiro, ao invés disto proibindo a falha em se registrar como um lobista.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A juíza também rejeitou um pedido dos advogados de Manafort para evitar confisco de bens com base na acusação de lavagem de dinheiro.

“Estas leis não são somente sobre papelada; o objetivo delas é garantir que nenhuma pessoa aja para avançar os interesses de uma autoridade ou governo estrangeiro envolvendo os EUA a não ser que o público tenha sido propriamente notificado de sua aliança”, escreveu Jackson.

Um porta-voz de Manafort se negou a comentar a ação de Jackson.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações