Justiça manda Samarco elaborar em 24 horas plano para conter chegada de lama ao litoral

Reuters

Publicado 19.11.2015 17:34

Justiça manda Samarco elaborar em 24 horas plano para conter chegada de lama ao litoral

SÃO PAULO (Reuters) - A Justiça Federal no Espírito Santo concedeu liminar nesta quinta-feira que determina que a mineradora Samarco apresente em 24 horas um plano para conter a chegada ao litoral capixaba da lama com rejeitos de mineração, que tomou o Rio Doce após o rompimento de uma barragem da empresa no início do mês.

A decisão do juiz Rodrigo Reiff Botelho atende a pedido do Ministério Público Federal e determina ainda multa diária de 10 milhões de reais em caso de descumprimento por parte da Samarco, uma joint venture entre a brasileira Vale (SA:VALE5) e a anglo-australiana BHP Billiton (AX:BHP).

"Passadas hoje quase duas semanas do início do desastre e já havendo, há algum tempo, a previsão de que o fluxo de lama e resíduos, ao se movimentar ao longo do leito do Rio Doce, fatalmente iria atingir e afetar drasticamente a foz do referido rio... não houve ainda, ao que parece, a elaboração de um plano emergencial de contingência para se minorar esses impactos que se mostram como certos", escreveu o magistrado em sua decisão.

A barragem de rejeitos de mineração da Samarco se rompeu no dia 5 de novembro em Mariana (MG), destruindo o distrito de Bento Rodrigues, matando 11 pessoas e deixando centenas de desabrigados. Doze pessoas ainda estão desaparecidas.

A lama da barragem da Samarco desceu o Rio Doce e provocou a morte de peixes e afetou o abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo banhadas pelo rio.

Em sua decisão, Botelho determina ainda que a Samarco inicie imediatamente a execução do plano a ser apresentado e entregue, também em 24 horas, um relatório sobre as atividades de prevenção já executadas, além de obrigar a empresa a atualizar esse relatório a cada sete dias.

(Por Eduardo Simões)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações