Líbano afunda em crise após candidato a premiê retirar candidatura

Reuters

Publicado 17.11.2019 15:45

Líbano afunda em crise após candidato a premiê retirar candidatura

Por Laila Bassam e Tom Perry

BEIRUTE (Reuters) - O Líbano aprofundou sua crise política neste domingo, após um dos principais candidatos a primeiro-ministro retirar sua candidatura, diminuindo as chances de criar o governo necessário para realizar reformas urgentes.

Mohammad Safadi, ex-ministro da Economia, retirou sua candidatura no final do sábado, dizendo que era difícil demais formar um governo “harmonioso”, com amplo apoio político.

Safadi foi o primeiro candidato que pareceu ter obtido algum consenso entre os fragmentados partidos sectários, desde que Saad al-Hariri renunciou como primeiro-ministro em 29 de outubro, pressionado por protestos contra a elite governista.

Encarando a pior crise financeira desde a guerra civil de 1975-1990, o Líbano prometeu reformas urgentes para tentar convencer doadores a desembolsar 11 bilhões de dólares prometidos ano passado.

Os protestos mantiveram bancos fechados durante a maior parte do mês passado.

Foram impostos controles a transferências de dinheiro para o exterior e retirada de dólares americanos. A libra libanesa está sob pressão no mercado informal.

Safadi tornou-se o presumível favorito a primeiro-ministro, após uma reunião entre Hariri, político sunita, e os grupos xiitas Hezbollah e Amal, segundo fontes políticas e a imprensa libanesa, mas nenhuma outra força política o endossou.

O primeiro-ministro do Líbano precisa ser um muçulmano sunita, de acordo com o seu sistema sectário de divisão de poder.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações