Maestro Dudamel diz que cancelamento de turnê de orquestra venezuelana é de partir coração

Reuters

Publicado 21.08.2017 18:53

Maestro Dudamel diz que cancelamento de turnê de orquestra venezuelana é de partir coração

(Reuters) - O maestro venezuelano Gustavo Dudamel, um crítico feroz do presidente Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira que uma turnê da Orquestra Jovem Nacional da Venezuela pelos Estados Unidos apoiada pelo governo foi cancelada, dizendo que a ação é de partir o coração.

Dudamel, de 36 anos e uma das celebridades mais conhecidas da Venezuela, não deu uma razão, mas o cancelamento segue crescentes críticas feitas pelo maestro às táticas do governo para reprimir protestos.

“Cancelamento de partir o coração de nossa turnê de 4 cidades NYOV US. Meu sonho de tocar com estes incríveis jovens músicos não pôde se realizar desta vez”, publicou Dudamel no Twitter.

“Nós iremos continuar a tocar e lutar por uma Venezuela melhor e um mundo melhor”, acrescentou.

O jornal venezuelano El Nacional relatou durante o fim de semana que a ordem de cancelamento veio do gabinete da Presidência venezuelana. Não houve confirmação oficial sobre a reportagem.

Dudamel é o diretor artístico da orquestra jovem, cujos 180 membros iriam tocar em quatro datas nos Estados Unidos em setembro, incluindo no Hollywood Bowl. O intenso jovem maestro também é diretor artístico da Filarmônica de Los Angeles.