May vai a Bruxelas tentar acordo sobre laços futuros do Reino Unido com UE

Reuters  |  Autor 

Publicado 21.11.2018 08:34

May vai a Bruxelas tentar acordo sobre laços futuros do Reino Unido com UE

BRUXELAS (Reuters) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, chega a Bruxelas nesta quarta-feira para delinear um plano para os laços do Reino Unido com a União Europeia após a saída do país do bloco, cujos diplomatas dizem que o pacto está sendo impedido por desentendimentos sobre Gibraltar, áreas de pesca e o comércio.

Todos os líderes da UE devem se reunir no domingo para chancelar o acordo do Brexit, que consiste no entendimento sobre a desfiliação do Reino Unido e um esboço do relacionamento posterior entre as duas partes.

O destino do acordo de separação é incerto. Parlamentares britânicos estão intensificando uma batalha sobre os termos da separação, e alguns tentam induzir o país a mudar de curso.

Embora a UE esteja buscando desestimular qualquer renegociação britânica das quase 600 páginas de texto legal denso que forma o pacto de separação, alguns dos 27 países-membros remanescentes também têm reservas em relação ao documento.

Enviados nacionais dos 27 Estados se reuniram em Bruxelas na terça-feira para tentar abordar estas questões em conversas em andamento sobre o documento que delineará as relações futuras.

"Ainda é preciso algum trabalho em três aspectos: pesca, bens e Gibraltar", disse um diplomata sobre a reunião, realizada na véspera das conversas de May com Jean-Claude Juncker, o chefe do executivo da UE. "Juncker e May tentarão resolver tudo isso amanhã".

Também na terça-feira o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ameaçou votar contra o acordo geral do Brexit no domingo a menos que este deixe claro que o futuro do disputado território britânico de Gibraltar será decidido em conversas diretas entre Madri e Londres.

"A Espanha tem um problema muito real em relação a Gibraltar", disse outro diplomata.

Muitos em Bruxelas, o centro político da UE, acham que Sánchez está tentando cortejar eleitores em casa de olho na aproximação de uma eleição nacional.