Ministros dissidentes do governo socialista fortalecem Macron na corrida presidencial francesa

Reuters

Publicado 23.03.2017 12:32

Ministros dissidentes do governo socialista fortalecem Macron na corrida presidencial francesa

Por Brian Love e Michel Rose

PARIS (Reuters) - Favorito na eleição presidencial da França, o centrista Emmanuel Macron, de 39 anos, viu sua dianteira nas pesquisas de opinião ganhar força nesta quinta-feira graças à notícia de que dois membros do governo estão abandonando o candidato do Partido Socialista para apoiá-lo.

As deserções incluem um nome de peso: o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, socialista proeminente que é aliado próximo e amigo do presidente francês, François Hollande, há quase 40 anos.

Macron, que jamais exerceu um cargo eletivo, alcançou a liderança das pesquisas com a promessa de transcender a divisão já antiga entre esquerda e direita com um programa de governo multipartidário.

Sua posição foi confirmada por uma sondagem da empresa Harris Interactive com mais de 6 mil eleitores que o mostrou chegando na frente no primeiro turno de 23 de abril e vencendo com folga a líder de extrema-direita Marine Le Pen na votação decisiva de 7 de maio.

A segunda deserção no ministério do governo socialista foi de Thierry Braillard, que ocupa a pasta dos Esportes. No início desta semana a ministra da Biodiversidade, Barbara Pompili, outra integrante da liderança socialista que está no poder desde 2012, também declarou apoio a Macron em vez de se aliar ao nome de seu partido, Benoît Hamon.

É uma má notícia para Hamon, que tem aparecido em quarto lugar nas pesquisas há semanas e caiu para quinto no levantamento da Harris.

Hollande, o primeiro presidente francês a não tentar a reeleição desde a adoção do voto universal em 1962, pediu a seus ministros para não revelarem seu posicionamento pré-eleitoral ao menos até o final desta semana.

Le Drian anunciou sua debandada ao Ouest-France, um jornal regional. O endosso de uma voz respeitada em temas de segurança e política externa é especialmente bem-vindo para o jovial ex-ministro da Economia, que vem sendo criticado por adversários por carecer de experiência nestas áreas.

Braillard revelou sua decisão publicamente no Twitter e em uma entrevista à rádio RTL na qual disse: "O programa de Emmanuel Macron é aquele que se adapta melhor aos desafios diante da França".

Até agora a campanha vem sendo assolada por inquéritos judiciais contra dois dos principais candidatos --François Fillon, ex-primeiro-ministro conservador que liderava as pesquisas até ser atingido por alegações de pagamentos ilícitos a familiares e agora está em terceiro lugar na disputa, e Le Pen, acusada de usar fundos do Parlamento Europeu para pagar seu guarda-costas e seu principal secretário.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Reportagem adicional de Simon Carraud e Dominique Vidalon)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações