Oposição da Coreia do Sul deve vencer eleição legislativa, mostra pesquisa de boca de urna

Reuters

Publicado 10.04.2024 09:01

Por Hyonhee Shin e Sebin Choi e Jack Kim

SEUL (Reuters) - O principal partido de oposição da Coreia do Sul e seus aliados estavam a caminho de conquistar a maioria dos assentos parlamentares na eleição legislativa desta quarta-feira, segundo pesquisas de boca de urna, o que representaria uma derrota significativa para o presidente Yoon Suk Yeol.

Uma pesquisa conjunta divulgada pelas emissoras KBS, MBC e SBS estimou que o oposicionista Partido Democrático (PD) e seus aliados menores podem garantir entre 183 e 197 dos 300 assentos do Parlamento, enquanto o governista Partido do Poder Popular (PPP) e seus afiliados ganhariam de 85 a 100 cadeiras.

A disputa tem sido vista por alguns analistas como um referendo sobre Yoon, cuja popularidade tem sido prejudicada em meio a uma crise de custo de vida e uma série de escândalos políticos.

Os resultados oficiais não devem ser divulgados até as primeiras horas de quinta-feira, mas as pesquisas de boca de urna em eleições anteriores deram um reflexo bastante preciso dos resultados.

Cerca de 29,4 milhões de pessoas, ou 66,3% dos eleitores aptos a votar, haviam votado até 18h, no horário local, de acordo com a Comissão Eleitoral Nacional, incluindo 14 milhões que votaram antes do dia da eleição.

Esse foi o maior comparecimento da história em uma eleição parlamentar, embora os números tenham caído em relação ao pleito presidencial de 2022, que levou Yoon ao poder por uma margem estreita.

As pesquisas de boca de urna indicaram que a oposição liderada pelo PD, que já domina o Legislativo, aumentará sua maioria, mas não conseguirá garantir uma supermaioria de 200 assentos, o que tiraria o poder de veto presidencial de Yoon.