Oposição da Venezuela fica novamente sem candidato após Yoris não conseguir registro

Reuters

Publicado 26.03.2024 08:46

Por Vivian Sequera e Mayela Armas

CARACAS (Reuters) - A coalizão de oposição da Venezuela ficou novamente sem candidato para as eleições presidenciais de julho, depois que Corina Yoris, de 80 anos, não conseguiu se registrar antes do fim do prazo de segunda-feira.

Yoris foi nomeada como candidata da oposição na semana passada por María Corina Machado, que venceu a disputa pela indicação da oposição no ano passado para concorrer contra o presidente Nicolás Maduro, mas foi proibida de ocupar cargos públicos.

A oposição não conseguiu acessar o sistema online da autoridade eleitoral para registrar Yoris como candidata, disse o chefe da coalizão, Omar Barboza.

"Eles não nos deixaram entrar", disse Barboza nesta terça-feira.

O Ministério da Informação da Venezuela e o órgão eleitoral CNE não responderam imediatamente a um pedido da Reuters para comentar se Yoris era inelegível para concorrer.

Duas pessoas próximas a Machado foram presas na semana passada, causando protestos de Washington, que já avisou que permitirá que as flexibilizações das sanções petrolíferas expirem em abril se o governo de Maduro não permitir eleições livres e justas.

Em uma entrevista na segunda-feira, Yoris disse à Reuters que estava aberta a discussões com Maduro.

"Tenho que negociar com ele", disse ela. "Estou lhe dizendo que ele deve cumprir a Constituição."

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela autorizou Maduro a buscar a reeleição para outro mandato de seis anos e ele se registrou com sucesso como candidato na segunda-feira.

"Haverá eleições com ou sem vocês", disse Maduro do prédio do CNE em Caracas, referindo-se à oposição.

Pelo menos 10 outros candidatos também se registraram, incluindo um governador do partido de oposição que se registrou cinco minutos antes do prazo final.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas a maioria deles é vista como próxima ao governo e não tem apoio significativo dos eleitores, segundo as pesquisas de opinião.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações