Polícia de Istambul faz valer proibição à parada de orgulho LGBT

Reuters

Publicado 25.06.2017 14:43

Polícia de Istambul faz valer proibição à parada de orgulho LGBT

ISTAMBUL (Reuters) - A polícia turca agiu no centro de Istambul neste domingo para fazer valer a proibição à parada anual do orgulho gay e transgênero, bloqueando uma rua principal e dispersando grupos de manifestantes que se reuniram nas proximidades.

Equipados com escudos e capacetes, policiais fecharam as entradas para a rua Istiklal, onde organizadores planejaram realizar a marcha antes de as autoridades anunciarem sua proibição, no sábado, citando problemas de segurança após ameaças de um grupo ultranacionalista.

Pequenos grupos reuniram-se nas ruas próximas com bandeiras de arco-íris, símbolo do orgulho lésbico, gay, bissexual e transgênero. A polícia atirou com balas de borracha para dispersar um grupo, disseram testemunhas, e prendeu várias pessoas.

Imagens publicadas na internet indicam que os policiais também atiraram gás lacrimogêneo em um local.

A parada de Istambul atraiu dezenas de milhares de pessoas no passado, tornando-se uma das maiores do universo muçulmano. Em 2015 ela foi dispersada pela polícia. No ano passado e neste, foi proibida após ameaças do grupo ultranacionalista Alperen Hearths.

O gabinete do governador de Istambul afirmou que decidiu proibir a demonstração por estar preocupado com a segurança dos manifestantes, turistas e moradores.

"O verdadeiro motivo por trás das reações a uma marcha que aconteceu durante 12 anos em paz é o ódio", disseram os organizadores.

Istambul tradicionalmente é vista como um lugar relativamente seguro para membros da comunidade gay de outros lugares do Oriente Médio, inclusive para refugiados da Síria e do Iraque.

Mas apesar de a homossexualidade não ser um crime na Turquia, como em muitos países muçulmanos, a homofobia ainda é muito ampla. Críticos afirmam que o presidente Tayyip Erdogan e seu islâmico partido AK mostraram pouco interesse em expandir os direitos das minorias, gays e mulheres, e são intolerantes com dissidências.

(Por Yesim Dikmen e Mehmet Caliskan)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações