Premiê de Israel passará por cirurgia de hérnia neste domingo, diz gabinete

Reuters

Publicado 31.03.2024 12:34

Atualizado 31.03.2024 15:20

Por Maayan Lubell

JERUSALÉM (Reuters) -O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, será submetido a uma cirurgia neste domingo por causa de uma hérnia, informou seu gabinete, no momento em que ele trava uma guerra contra o Hamas em Gaza e menos de um ano depois de ter recebido um marca-passo.

"No sábado à noite, durante um exame de rotina para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, foi encontrada uma hérnia", disse seu gabinete em um comunicado, acrescentando que o líder de 74 anos de idade estará sob anestesia geral durante sua cirurgia no domingo.

Sinalizando que seu estado não é grave, o gabinete de Netanyahu anunciou que ele dará uma coletiva de imprensa antes do procedimento.

"Garanto a vocês que passarei por esse tratamento com sucesso e voltarei à ação muito rapidamente", disse Netanyahu em uma coletiva de imprensa em Jerusalém.

O ministro da Justiça, Yariv Levin, substituirá Netanyahu durante a operação, segundo o gabinete.

Netanyahu recebeu um marca-passo em julho do ano passado, enquanto Israel estava envolvido em sua pior crise interna em décadas, com protestos generalizados contra o plano de reforma judicial de seu governo de extrema direita.

Esses protestos cessaram em 7 de outubro, quando o grupo islâmico palestino Hamas lançou seu ataque no sul de Israel, matando 1.200 pessoas e levando mais de 250 reféns para Gaza.

Em seguida, Israel lançou uma ofensiva aérea, marítima e terrestre em Gaza, com o objetivo declarado de acabar com o domínio do Hamas no local e desmantelar suas capacidades militares.

Mais de 32.000 palestinos foram mortos na guerra e Israel tem enfrentado intensa e crescente pressão internacional sobre o número de mortos e a grave crise humanitária em Gaza.

A popularidade de Netanyahu, que já estava em baixa por causa da crise judicial, caiu ainda mais desde a guerra, com sucessivas pesquisas de opinião mostrando pouca confiança em sua liderança e uma derrota para rivais mais centristas se houvesse uma eleição.

Com cerca de 130 reféns ainda em Gaza, tem havido protestos constantes contra o governo de Netanyahu por não conseguir trazê-los de volta. O governo está enfrentando uma nova crise em relação às isenções dos homens judeus ultraortodoxos do serviço militar, uma questão que está dividindo as opiniões dentro do próprio gabinete do primeiro-ministro.

Agora em seu sexto mandato, Netanyahu é o líder mais antigo de Israel. Ele também é o primeiro premiê em exercício do país a ser acusado de corrupção. Seu julgamento ainda está em andamento e ele nega qualquer irregularidade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Reportagem adicional de Emily Rose)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações