Protesto de professores argentinos eleva pressão na luta de Macri contra sindicatos

Reuters

Publicado 22.03.2017 19:42

Protesto de professores argentinos eleva pressão na luta de Macri contra sindicatos

BUENOS AIRES (Reuters) - Com uma greve e uma manifestação que lotou o centro de Buenos Aires, os professores argentinos tentaram nesta quarta-feira chamar a atenção do presidente Mauricio Macri, que pretende limitar os aumentos salariais para não agravar a já alta inflação do país.

A manifestação é a segunda realizada por professores neste mês contra o presidente liberal, que luta contra os principais sindicatos do país numa tentativa de conter os salários públicos e privados, uma vez que considera fundamental reduzir a inflação e o déficit fiscal para que a economia deslanche.

Os professores, que realizaram vários dias de greve ao longo de março quando começaram as aulas — demandam que o ajuste salarial deste ano compense em parte uma inflação que chegou a 40,9 por cento em 2016, segundo dados oficiais, e melhoras no sistema público de educação.

Mas as negociações com autoridades nacionais e estaduais — encarregadas dos reajustes salariais em seus distritos — estão paralisadas há semanas.

"Se o governo nacional não escuta ... este conflito não vai destravar. O governo nacional vem pela privatização" da educação pública, disse Sonia Alesso, secretária-geral do Ctera, uma das maiores associações de professores do país, durante o ato central na Plaza de Mayo, em frente à sede do governo.

Em meio a reinvindicações salariais de diferentes categorias de trabalhadores, a CGT, principal central sindical do país, anunciou uma greve geral para abril, adicionando combustível a uma tensão social que só cresce à medida que se aproximam as eleições legislativas de outubro.

(Por Nicolás Misculin)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações