Refugiados ucranianos têm esperança de paz, porém mais devem fugir

Reuters

Publicado 17.03.2022 12:30

Por Anna Koper e Krisztina Than

PRZEMYSL, Polônia/BUDAPESTE (Reuters) - Milhares de refugiados cruzaram para o Leste Europeu nesta quinta-feira, muitos esperando que as negociações de paz em andamento entre Moscou e Kiev possam encerrar a guerra em breve, embora mais pessoas devam fugir nos próximos dias.

A guerra na Ucrânia entrou em sua quarta semana e cerca de 3,2 milhões fugiram para o exterior, mostraram dados da Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira, no que se tornou a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora os números de refugiados que chegam aos Estados da linha de frente --Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia-- tenham diminuído nos últimos dias, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse esperar uma "onda maior" na próxima semana.

"A guerra não está diminuindo, mas se espalhando; e à medida que se espalha, há o risco de que na próxima semana vejamos a chegada de mais pessoas na Hungria, apresentando-nos um grande desafio", disse ele em um vídeo postado em sua página no Facebook (NASDAQ:FB).

"Eles não estão apenas fugindo de áreas ameaçadas pela guerra, mas também das próprias zonas de guerra."

Um deles foi Alla Klochko, de Mirnohrod, em Donetsk, a região no leste da Ucrânia que os separatistas declararam uma república independente, mas é disputada por Kiev e está no centro de uma luta feroz entre a Ucrânia e a Rússia.