Rússia violou proibição global às armas químicas em guerra com Ucrânia, dizem EUA

Reuters

Publicado 01.05.2024 18:04

Por Jonathan Landay e Daphne Psaledakis

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos acusaram a Rússia nesta quarta-feira de violar proibições internacionais às armas químicas, ao usar o agente sufocante cloropicrina contra tropas ucranianas e ao utilizar agentes de controle de multidões como “método de guerra” na Ucrânia. 

“O uso desses químicos não é um incidente isolado e é provavelmente estimulado pelo desejo das forças russas de desalojar forças ucranianas de posições fortificadas e obter ganhos táticos no campo de batalha”, disse o Departamento de Estado em um comunicado. 

A embaixada russa não respondeu aos pedidos por comentários em um primeiro momento. 

A cloropicrina é listada como um agente sufocante proibido pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês), sediada em Haia, que foi criada para implementar e monitorar o cumprimento da Convenção de Armas Químicas (CWC) de 1993. 

As forças alemãs usaram o gás contra as tropas aliadas durante a Primeira Guerra Mundial, em um dos primeiros usos de armas químicas. 

Mais cedo neste mês, a Reuters publicou que o exército ucraniano afirmava que a Rússia havia intensificado seu uso ilegal de agentes de controle de multidão, no momento em que busca seus maiores avanços no leste ucraniano em mais de dois anos.

Rússia e Ucrânia trocaram acusações de violação do tratado em reuniões da OPCW, mas a organização disse que não foi formalmente solicitada a abrir uma investigação sobre o uso de substâncias proibidas no território ucraniano.  

(Reportagem de Jonathan Landay e Daphne Psaledakis)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações