Secretário de Justiça diz que Trump demitiu principal procurador de Manhattan, a seu pedido

Reuters

Publicado 20.06.2020 19:49

Por Sarah N. Lynch e Karen Freifeld

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - O secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, disse no sábado que o presidente Donald Trump havia demitido Geoffrey Berman, o principal procurador federal em Manhattan, cujo escritório está investigando o advogado de Trump Rudolph Giuliani, depois que Berman se recusou publicamente a deixar o cargo.

Em uma carta a Berman, Barr disse estar "surpreso e bastante decepcionado" com a declaração de Berman na noite de sexta-feira em que ele se recusou a deixar o emprego, dizendo que Berman havia escolhido "espetáculo público em vez de serviço público".

"Pedi ao presidente para destituí-lo a partir de hoje, e ele o fez", disse Barr, acrescentando que a vice-procuradora Audrey Strauss para o distrito sul de Nova York se tornará a interina do cargo até que um substituto permanente seja escolhido.

Um porta-voz do Ministério Público no Distrito Sul de Nova York se recusou a comentar se Berman deixaria o cargo.

Falando a repórteres ao deixar a Casa Branca para um comício em Tulsa, Oklahoma, Trump pareceu contradizer a carta de Barr, dizendo que a demissão de Berman era uma questão para Barr e não era seu "departamento".

"O procurador-geral Barr está trabalhando nisso. Esse é o departamento dele, não o meu departamento... isso depende dele. Não estou envolvido", disse Trump.

A remoção de Berman do cargo marca outro desdobramento notável em uma crise crescente no Departamento de Justiça que começou na noite de sexta-feira, quando Barr inesperadamente anunciou que Berman estava deixando o cargo e seria substituído pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Jay Clayton.

Berman, no entanto, emitiu uma declaração afirmando que não tinha intenção de deixar o cargo até o Senado confirmar seu sucessor, e que as investigações de seu gabinete continuariam.

O impasse segue o mais recente de uma série de movimentos incomuns de Barr que, segundo os críticos, visam beneficiar Trump politicamente e minar a independência do Departamento de Justiça.

Isso também acontece quando Trump tenta purgar autoridades que não o apoiam totalmente.

O gabinete de Berman, conhecido por processar casos de terrorismo, crimes financeiros de Wall Street e corrupção do governo, não tem se esquivado de assumir apurações na órbita de Trump.

Ele supervisionou a acusação de Michael Cohen, ex-advogado pessoal de Trump, indiciou dois associados de Giuliani e lançou uma investigação sobre Giuliani em conexão com seus esforços para desenterrar a sujeira de adversários políticos de Trump na Ucrânia.

Giuliani não foi formalmente acusado de nenhuma irregularidade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações