Secretário-geral da OEA aceitar renunciar, mas impõe condições à Venezuela

Reuters

Publicado 24.06.2017 16:25

Secretário-geral da OEA aceitar renunciar, mas impõe condições à Venezuela

CARACAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, um forte crítico do governo venezuelano, decidiu neste sábado aceitar a proposta do presidente Nicolás Maduro de trocar a sua renúncia pelo retorno do país ao organismo.

"Ofereço meu cargo em troca da liberdade da Venezuela", disse o diplomata uruguaio, que pediu aos países americanos que condenassem o governo de Maduro por sua gestão da crise política e econômica no país produtor de petróleo, considerando violações dos direitos humanos.

Na Assembleia Geral realizada esta semana no México, a OEA não chegou a um consenso sobre uma resolução condenatória. No entanto, os países membros se comprometeram a trabalhar até que a crise na Venezuela, onde pelo menos 75 pessoas morreram em quase três meses de protestos, fosse resolvida pacificamente.

"Recebi publicamente uma proposta de negociação, a minha renúncia em troca do retorno da Venezuela à OEA", disse Almagro no Twitter, em resposta ao pedido de Maduro.

"Eis a minha resposta: vou renunciar à secretaria geral da OEA assim que realizarem eleições nacionais livres e justas, sob observação internacional e sem inabilitados", acrescentou.

Ele também adicionou como condição a libertação de "todos os presos políticos listados pelo Fórum Penal da Venezuela" e anistia aos exilados; reconhecimento de poderes da Assembleia Nacional e a independência dos poderes judiciais e eleitorais; a abertura de um canal humanitário; e que os assassinos dos manifestantes fossem julgados.

A oposição acusa Maduro de conduzir o país a uma ditadura, atrasar as eleições, encarcerar ativistas e de má gestão que culminou na elevada inflação e a escassez de bens básicos.

Líderes da resistência pediram que seus seguidores mantenham os constantes protestos contra o governo nas ruas. Neste sábado centenas de pessoas marcharam em direção a uma base aérea no leste de Caracas, perto da qual dois jovens foram mortos a tiros por soldados, em meio à forte repressão aos protestos.

O presidente socialista acusa seus oponentes de buscar sua derrubada com o apoio dos EUA e, como uma solução para a crise, convocou uma assembleia constituinte com poderes para reformar a Constituição, ato considerado ilegal.

Almagro também estabeleceu como condição para sua renúncia a fim do processo pra reformar a constituição da Venezuela. "Infelizmente, são necessárias muitas coisas para libertar a Venezuela", disse ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Silene Ramírez)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações