Seul diz querer mais conversas sobre negociações com a Coreia do Norte neste mês

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.03.2018 17:58

Seul diz querer mais conversas sobre negociações com a Coreia do Norte neste mês

SEUL/WASHINGTON (Reuters) - A Coreia do Sul disse nesta sexta-feira que está buscando mais conversas de alto nível com a Coreia do Norte neste mês para se preparar para uma cúpula e que seu presidente, Moon Jae-in, pode se reunir com seu colega norte-americano, Donald Trump, antes do encontro planejado deste com o líder norte-coreano.

Em meio a uma grande movimentação diplomática da Ásia à Europa e a Washington, Trump reafirmou seu plano de se encontrar com Kim Jong Un até o final de maio durante uma conversa telefônica com Moon nesta sexta-feira, e ambos expressaram um "otimismo cauteloso" com os esforços para resolver a crise decorrente das armas nucleares da Coreia do Norte.

Um comunicado da Casa Branca informou que Trump e Moon debateram preparativos para suas reuniões futuras com Pyongyang e concordaram que "ações concretas", não palavras, são a chave para a desnuclearização da península coreana.

Eles "enfatizaram que um futuro mais brilhante está disponível para a Coreia do Norte se ela escolher o caminho correto", segundo o comunicado.

Mais cedo o chefe de gabinete de Moon, Im Jong-seok, disse que as conversas planejadas entre as duas Coreias para o final de março cobrirão tópicos cruciais da pauta e outros detalhes da cúpula pendente entre Moon e Kim.

Se a Coreia do Norte concordar com as conversas, elas ofereceriam uma oportunidade para Pyongyang romper o silêncio sobre o que Seul diz ser um desejo de Kim de se reunir com Trump e Moon e sua disposição para congelar os programas nuclear e de mísseis de seu país.

"Decidimos limitar os tópicos da pauta à desnuclearização da península coreana, à obtenção de uma paz permanente para aliviar a tensão militar e a formas novas e ousadas de levar as relações intercoreanas adiante", afirmou Im, que lidera a equipe sul-coreana de preparação para a cúpula, aos repórteres.

(Por Christine Kim e Steve Holland)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações