Nasa retoma voo espacial a partir dos EUA com lançamento da SpaceX

Reuters

Publicado 30.05.2020 16:17

Atualizado 30.05.2020 16:35

FLÓRIDA, (Reuters) - A SpaceX, empresa privada de foguetes do empresário bilionário Elon Musk, lançou dois americanos em órbita da Flórida neste sábado, em uma missão que marca o primeiro voo espacial dos astronautas da NASA em solo norte-americano em nove anos.

Um foguete SpaceX Falcon 9 decolou do Kennedy Space Center às 16:22 (no horário de Brasília), lançando Doug Hurley e Bob Behnken em uma viagem de 19 horas a bordo da recém-projetada cápsula Crew Dragon da empresa com destino à Estação Espacial Internacional.

A primeira tentativa de lançamento da missão, na quarta-feira, foi abortada a menos de 17 minutos no relógio por causa de um clima de tempestade em torno do Centro Especial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A plataforma de lançamento é a mesma usada para o último voo do ônibus especial da Nasa, pilotado por Hurley, em 2011. Desde então, astronautas da Nasa tiveram que pegar carona na nave espacial russa Soyuz.

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, disse que retomar o envio de astronautas americanos em foguetes produzidos pelos EUA, em solo americano, é a prioridade da agência espacial.

A última vez que a Nasa lançou astronautas ao espaço em um novo veículo foi 40 anos atrás, no começo do programa do ônibus espacial.

Hurley, 53 anos, e Behnken, 49 anos, funcionários da Nasa sob contrato para voar com a SpaceX, devem permanecer várias semanas na estação espacial, auxiliando uma equipe desfalcada no laboratório orbital.

A Boeing está produzindo seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX e deve colocar no ar seu CST-100 Starliner com astronautas a bordo pela primeira vez no próximo ano. A Nasa concedeu quase 8 bilhões de dólares à SpaceX e à Boeing para o desenvolvimento de seus foguetes rivais.

(Por Joey Roulette)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447701))

REUTERS NF

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações