Suíça sediará cúpula de paz para guerra na Ucrânia em 15 e 16 de junho

Reuters

Publicado 10.04.2024 11:06

Por Gabrielle Tétrault-Farber

GENEBRA (Reuters) - A Suíça sediará uma conferência de alto nível de dois dias em junho com o objetivo de alcançar a paz na Ucrânia, disse o governo suíço nesta quarta-feira, embora a Rússia tenha deixado claro que não participará da iniciativa.

Em janeiro, a Suíça disse que organizaria uma cúpula de paz a pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e, desde então, tem mantido discussões com a União Europeia, os membros do G7 e países como China e Índia para obter apoio.

"Atualmente, há apoio internacional suficiente para uma conferência de alto nível para lançar o processo de paz", disse o Conselho Federal em um comunicado.

A conferência será realizada em 15 e 16 de junho no resort Bürgenstock, no cantão de Nidwalden, nos arredores da cidade de Lucerna. O objetivo será criar uma estrutura favorável a uma paz abrangente e duradoura na Ucrânia, bem como "um roteiro concreto para a participação da Rússia no processo de paz".

Embora Moscou tenha afirmado que não é contra as negociações para pôr fim à guerra, as autoridades russas disseram que não participarão das discussões na Suíça, um país que consideram ter renunciado à sua neutralidade em relação ao conflito.

A Rússia, que lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, tem dito que a iniciativa suíça é inútil sem a participação de Moscou.

As autoridades suíças ainda não divulgaram uma lista completa de participantes.

Após dois anos de guerra, a Rússia detém pouco menos de 20% do território da Ucrânia e acusa os apoiadores ocidentais de Kiev de usar a Ucrânia como um teatro para combater a Rússia.

Moscou tem dito repetidamente que está aberta a conversas, mas que elas devem reconhecer as "novas realidades no território".

A Ucrânia exige a restauração de sua integridade territorial e a retirada total das forças russas como condições para a paz.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações