Taiwan alerta: “China está preparando a invasão”

Investing.com

Publicado 09.08.2022 09:14

Por Laura Sánchez

Investing.com - Os mercados estão de olho nas tensões entre a China e Taiwan. O gigante asiático já deixou claro que os exercícios militares continuarão em Taiwan após quatro dias de atividade militar nas águas e no espaço aéreo ao redor de Taiwan usando "fogo vivo sem presente", como descrito por South China Morning Post .

O Exército de Libertação do Povo (ELP) anunciou que os próximos exercícios serão destinados a preparar as operações de "defesa conjunta" e "cerco conjunto" na ilha.

O anúncio veio poucas horas depois que o presidente dos EUA Joe Biden disse que não estava "preocupado" com o aumento da pressão do exército chinês.

"Estou preocupado que eles estejam se movendo tanto", disse Biden. "Mas eu não acho que eles vão fazer mais nada", acrescentou ele.

Editor-chefe do jornal estadual Global Times, Hu Xijin, disse que os exercícios militares tinham se tornado uma "nova realidade" no Estreito de Taiwan.

Alguns especialistas concordam com a opinião de que o objetivo é que os exercícios militares se tornem exercícios regulares.

"Pequim pode transformar tais exercícios militares em ação real a qualquer momento que julgar necessário ... ou simplesmente manter sua pressão militar atual sobre Taiwan", disse Koh King Kee, presidente do Centro para a Nova Ásia Inclusiva, em comentários relatados por SCMP.

De fato, o Ministro das Relações Exteriores de Taiwan disse na terça-feira que a China está usando os exercícios militares após a visita da Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, como desculpa para se preparar para uma invasão da ilha.

Joseph Wu disse em uma conferência de imprensa em Taipei que Taiwan, cuja soberania de seu território é reivindicado pela China, não seria intimidado. "A China está usando os exercícios para se preparar para uma invasão de Taiwan", afirmou segundo a Reuters.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações