Taxas globais de tabagismo caem pela 1ª vez, mas crescem para jovens e na África

Reuters

Publicado 18.05.2022 11:15

Por Jennifer Rigby

LONDRES (Reuters) - As taxas de tabagismo caíram globalmente pela primeira vez, de acordo com um novo relatório sobre o uso de tabaco de um grupo de campanha de saúde pública e acadêmicos dos Estados Unidos.

No entanto, os números do relatório Tobacco Atlas --descritos como um potencial ponto de inflexão pelos autores-- também mascaram o número crescente de fumantes em partes do mundo, bem como o aumento do uso de tabaco entre jovens adolescentes em quase metade dos países pesquisados.

Globalmente, existem 1,1 bilhão de fumantes e mais 200 milhões de pessoas que usam outros produtos de tabaco, segundo o relatório do Vital Strategies e da equipe de Tobacconomics da Universidade de Illinois em Chicago.

Isso representou um declínio nas taxas de tabagismo --22,6% das pessoas em 2007 para 19,6% em 2019-- disseram eles, o primeiro desde o início do relatório em 2002.

No entanto, o crescimento populacional na África, no leste do Mediterrâneo e nas regiões do Pacífico Ocidental significa que ainda há um número crescente de fumantes em várias áreas, segundo o relatório. Além disso, a prevalência está aumentando entre os adultos em pelo menos 10 países da África, bem como entre os jovens.