Tropas alemãs voltam à Bósnia em meio a temores de instabilidade

Reuters

Publicado 16.08.2022 17:56

Por Sabine Siebold e Daria Sito-Sucic

BERLIM (Reuters) - A Alemanha enviou tropas para a missão de paz da União Europeia na Bósnia pela primeira vez em uma década devido a preocupações com a possibilidade de a instabilidade da guerra na Ucrânia se espalhar para os Bálcãs Ocidentais.

Na terça-feira, as primeiras tropas alemãs a regressarem ao país foram recebidas numa cerimônia no quartel-general da força da Eufor em Sarajevo, que marcou o início da sua missão, disse um porta-voz militar alemão.

A Alemanha enviará um total de aproximadamente 30 soldados para a Bósnia em meados de setembro, retornando ao efetivo que tinha no país até o final de 2012.

A Bósnia está a centenas de quilômetros dos combates na Ucrânia, mas enfrenta um movimento separatista sérvio-bósnio cada vez mais assertivo que, segundo analistas, tem, ao menos, apoio tácito de Moscou.

Autoridades da Otan e da UE alertaram que a instabilidade da guerra na Ucrânia pode se espalhar para os Bálcãs Ocidentais.

Apenas alguns dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a UE decidiu quase dobrar o tamanho de sua força de paz Eufor, de 600 soldados para 1.100, para evitar uma instabilidade potencial.

Durante uma visita à cidade de Novi Grad, no norte, na terça-feira, o líder separatista sérvio-bósnio Milorad Dodik disse que as tropas alemãs não são bem-vindas, referindo-se ao papel da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Dodik disse anteriormente que lamentava ter concordado como membro da Presidência do Estado em estender o mandato da Eufor.

O mandato da Eufor termina em novembro, cabendo ao Conselho de Segurança da ONU decidir se o prolonga por mais um ano. Crescem as preocupações no Ocidente de que Moscou possa usar seu poder de veto para impedir um acordo.

A embaixada russa na Bósnia denunciou em um comunicado em seu site "referências inaceitáveis" ao impacto dos eventos na Ucrânia sobre a situação na Bósnia e disse que a própria Eufor descreveu a situação como pacífica e estável em seu último relatório ao Conselho de Segurança da ONU.

"A narrativa sobre a necessidade de expandir o pessoal militar da Eufor, incluindo as tropas alemãs, é infundada", afirmou.

A declaração acrescentou que alguns países ocidentais, principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido, estão preparando o terreno para uma "otanização rastejante" da Bósnia.

A Eufor substituiu as tropas de paz da Otan na Bósnia em 2004. As tropas europeias devem estabilizar o país depois que os sérvios, croatas e bósnios travaram uma guerra por território na década de 1990, na qual 100.000 pessoas morreram.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações