Trump amplia liderança nas pesquisas em Iowa antes da primeira disputa republicana

Reuters

Publicado 11.12.2023 18:07

Por Tim Reid

(Reuters) - Donald Trump tem uma vantagem enorme e ampliada sobre seus rivais pela indicação republicana presidencial em uma nova pesquisa em Iowa, Estado norte-americano que dá início à disputa pela indicação do partido em 15 de janeiro.

O ex-presidente tem 51% de apoio como primeira escolha de pessoas que provavelmente participarão das assembleias eleitorais de Iowa no próximo mês, segundo pesquisa NBC News/Des Moines Register/Mediacom divulgada nesta segunda-feira, percentual acima dos 43% registrados na rodada anterior da sondagem em outubro. 

O governador da Flórida, Ron DeSantis, tem 19% de apoio como primeira escolha na pesquisa --- ante 16% em outubro --, enquanto a ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley, está com 16%, mesmo patamar apurado na última pesquisa.

Iowa usa um sistema diferente da forma tradicional adotada pela maioria dos outros Estados para escolher candidatos presidenciais. Os eleitores de Iowa – ou participantes da Assembleia eleitoral – irão se reunir durante várias horas em milhares de locais no dia 15 de janeiro para debater sobre os candidatos antes de classificá-los. Pesquisar a preferência de primeira escolha dos habitantes de Iowa é o melhor indicador do apoio aos candidatos.

Apesar de uma miríade de problemas legais -- ele enfrenta várias acusações criminais por seu papel na invasão violenta de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, nos pagamentos em dinheiro a uma estrela pornô, e no roubo de documentos confidenciais -- Trump é atualmente o líder na disputa da indicação presidencial do Partido Republicano para enfrentar o presidente democrata Joe Biden nas eleições de novembro do ano que vem, uma provável revanche da disputa de 2020.