“Não vamos aguentar mais”, diz Trump; apoiadores invadem prédio do Congresso

Reuters

Publicado 06.01.2021 14:28

Atualizado 06.01.2021 16:55

Por Jonathan Landay

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso a milhares de apoiadores, incluindo membros de grupos da extrema-direita, durante protesto em Washington contra sessão do Congresso, nesta quarta-feira, para confirmar sua derrota eleitoral para o democrata Joe Biden em novembro.

A uma curta caminhada, centenas de apoiadores de Trump derrubaram barricadas e entraram em confronto com a polícia no Capitólio dos EUA, onde o Congresso se reunia, escalando as estruturas erguidas para a inauguração da cerimônia de posse de Biden em 20 de janeiro e desfraldaram bandeiras. A polícia usou gás lacrimogêneo e spray de pimenta em alguns dos manifestantes.

Trump, que tem passado grande parte de seu tempo desde a eleição de 3 de novembro tentando reverter os resultados, disse falsamente que venceu ao discursar em um palco ao ar livre perto da Casa Branca, para a qual Biden se mudará em duas semanas.

Manifestantes reunidos na "Marcha Salve a América" usavam bonés de beisebol vermelhos e aplaudiam enquanto Trump repetia teorias da conspiração infundadas que têm consumido seus últimos dias no cargo --um período em que as infecções por coronavírus aumentaram nos Estados Unidos.

"Você não cede quando há roubo envolvido", disse Trump, após os alto falantes reproduzirem uma série de baladas poderosas de Elton John e Phil Collins. "Nosso país está farto e não vamos aguentar mais."