Trump vence em Nevada e nas Ilhas Virgens para se aproximar da indicação republicana

Reuters

Publicado 09.02.2024 07:49

Por Tim Reid

(Reuters) - Donald Trump venceu os caucuses (assembleias de eleitores) para indicação presidencial republicana em Nevada e nas Ilhas Virgens Americanas (BVMF:AMER3) na quinta-feira, ficando mais perto de se tornar o candidato de seu partido em uma provável revanche nas eleições gerais contra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em novembro.

Trump, o líder na corrida de indicação de seu partido, foi o único candidato importante competindo no caucus de Nevada e ganharia os 26 delegados do Estado para a convenção de indicação do partido em julho, depois de ser apontado como vencedor na noite de quinta-feira pela projeção da Edison Research.

Mais cedo na quinta-feira, Trump venceu com facilidade o caucus das Ilhas Virgens Americanas, acrescentando quatro delegados. O ex-presidente dos Estados Unidos obteve 182 votos, ou 74% dos 246 votos, superando sua última rival na disputa republicana, Nikki Haley, que obteve 26% de apoio, com 64 votos.

O caucus de Nevada, organizado pelo Partido Republicano de Nevada, favorável a Trump, ocorreu dois dias depois de uma eleição primária realizada no Estado, que teve uma derrota humilhante para Haley.

Apesar de ser a única candidata importante na cédula das primárias republicanas de terça-feira, Haley ainda foi derrotada de forma contundente depois que dezenas de milhares de apoiadores de Trump compareceram para marcar suas cédulas com "nenhum desses candidatos", uma opção que obteve 63% dos votos contra 30% de Haley.

Trump passou a manhã de quinta-feira assistindo à cobertura dos argumentos em um caso que ele recorreu à Suprema Corte dos EUA em relação à decisão do Colorado de retirá-lo das cédulas eleitorais deste ano por se envolver em "insurreição" relacionada ao ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Os juízes pareceram céticos sobre as ações do Colorado, expressando preocupação com o precedente que poderia ser criado.

Falando aos repórteres antes de sair da Flórida para Nevada, Trump chamou o caso do Colorado de "mais interferência eleitoral dos democratas".

Após sua vitória, Trump apareceu para seus apoiadores em Las Vegas.