Turismo na Europa é impulsionado por recuperação econômica e petróleo mais barato

Reuters

Publicado 05.03.2015 15:55

Turismo na Europa é impulsionado por recuperação econômica e petróleo mais barato

Por Victoria Bryan e Maria Sheahan

BERLIM (Reuters) - As empresas de viagens e turismo estão prevendo um ano robusto na Europa graças à recuperação das economias locais e à queda no preço do petróleo.

Muitos relatórios recentes sobre dados econômicos superaram as expectativas, e os sinais de um restabelecimento longamente aguardado começam a transparecer nos lucros de empresas globais de destaque.

O presidente da companhia aérea Emirates Airline, Tim Clark, disse que o alívio quantitativo do Banco Central Europeu pode impulsionar a economia regional, enquanto que o petróleo mais barato, que pode reduzir os gastos com a commodity e com aquecimento, disponibilizará mais renda aos consumidores.

"As pessoas sofreram durante muito tempo, querem retomar suas vidas, começar a gastar, e viajar é parte disso", declarou ele durante a ITB (Bolsa Internacional de Turismo, na sigla em alemão), feira de negócios do setor turístico, em Berlim.

Agências de turismo como TUI, DER Touristik e Alltours têm relatado uma grande procura neste ano para destinos como Ilhas Canárias, Egito, Tailândia e até a Grécia, onde as incertezas políticas não espantaram os turistas.

O Soma Bay, um resort no Mar Vermelho, afirma ter visto um aumento no número de visitantes, cuja maioria tradicionalmente é de alemães, e de lucros em janeiro e fevereiro.

"A Páscoa promete muito... achamos que ficaremos lotados", disse o gerente-geral, Ibrahim El Missiri, à Reuters.

No ano passado, o Soma Bay teve que oferecer mimos como upgrades gratuitos e sessões adicionais de golfe para ocupar 85 por cento dos quartos na Páscoa, já que a irrupção da violência no Egito afetou as reservas.

A companhia aérea alemã Lufthansa, mais voltada às rotas comerciais, também espera tirar proveito da demanda crescente para viagens de passeio oferecendo voos de baixo custo para destinos longínquos como Cuba e Tailândia.

Outras empresas torcem para que o dólar forte atraia visitantes dos Estados Unidos à Europa.

"Como somos dominantes na Europa, seremos os primeiros beneficiários do número maior de viajantes norte-americanos", opinou Sebastien Bazin, diretor-executivo da rede de hotéis francesa Accor (PARIS:ACCP), à Reuters na IHIF, conferência do setor hoteleiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Várias empresas presentes à feira ITB disseram acreditar que a procura em 2015 irá superar a do ano passado.

(Reportagem adicional de Peter Maushagen) 2015-03-05T185430Z_1006900001_LYNXMPEB240VW_RTROPTP_1_CULTURA-GERAL-TURISMO-EUROPA.JPG

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações