Ucrânia e Índia concordam em restaurar laços aos níveis anteriores à guerra

Reuters

Publicado 29.03.2024 09:56

NOVA DÉLHI (Reuters) - Os ministros das Relações Exteriores da Índia e da Ucrânia disseram nesta sexta-feira que concordaram em restaurar o comércio e a cooperação aos níveis anteriores à invasão da Rússia, enquanto Kiev busca obter apoio para o seu plano de paz com um velho amigo de Moscou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, esteve na Índia na primeira visita de um autoridade de alto escalão de Kiev desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022, antes de uma possível cimeira internacional nos próximos meses para avançar o seu projeto de paz.

Nova Délhi tem tradicionalmente mantido laços econômicos e de defesa estreitos com Moscou e absteve-se de criticar a Rússia pela sua guerra na Ucrânia. Exortou os vizinhos a resolverem o seu conflito através do diálogo e da diplomacia, ao mesmo tempo que aumentavam as compras de petróleo russo barato para níveis recorde.

"Prestamos atenção específica à fórmula de paz e aos próximos passos no caminho de sua implementação", postou Kuleba no X após conversações com seu homólogo Subrahmanyam Jaishankar.

"Nós... concordamos em restaurar o nível de cooperação entre os nossos países que existia antes da guerra em grande escala lançada pela Rússia, bem como identificar novos projetos promissores para levar as nossas relações ao próximo nível", disse Kuleba.

Jaishankar disse que "nosso objetivo imediato é fazer o comércio voltar aos níveis anteriores".

A Ucrânia espera realizar uma cimeira, sem a participação russa, para avançar uma fórmula de paz que apela, entre outras coisas, à retirada das tropas russas do seu território.

A Rússia rejeitou a iniciativa.

(Reportagem de YP Rajesh; Reportagem adicional de Nilutpal Timsina em Bengaluru e Shivam Patel em Nova Délhi)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações