UE e EUA discutem como lidar com papel da China como intermediária de bens para a Rússia

Reuters

Publicado 22.03.2024 08:18

Por Daphne Psaledakis

WASHINGTON (Reuters) - A União Europeia e seus aliados estão considerando adotar medidas acerca da exportação de bens da China e que podem ajudar o setor militar russo, incluindo a imposição de mais sanções, afirmou nesta quinta-feira o coordenador do tema no bloco.

O enviado de sanções da UE, David O'Sullivan, afirmou que conversou com suas contrapartes norte-americanas nesta semana sobre como lidar com o crescente papel da China e de outros centros de produção no Sudeste Asiático como fontes de produtos de tecnologia avançada, enquanto os aliados tentam evitar a evasão da Rússia das sanções ocidentais impostas devido à guerra na Ucrânia.

“Continuaremos analisando como podemos lidar com esse tema”, afirmou O'Sullivan a repórteres em Washington.

Os Estados Unidos, a UE e outros parceiros têm aplicado várias sanções contra Moscou para tentar impedir que a Rússia tenha acesso a receitas e tecnologias sofisticadas, ambas necessárias ao país para a fabricação de armas usadas na guerra, que já matou ou feriu dezenas de milhares de pessoas.

A embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Pequim já disse anteriormente que se opunha firmemente às sanções da UE contra empresas chinesas por causa da guerra na Ucrânia.

A UE tem aplicado sanções contra algumas entidades na China e Hong Kong que o bloco vê como parte de redes de compras europeias para exportação à Rússia, e continuará adotando tais medidas, segundo O'Sullivan.

(Por Daphne Psaledakis; reportagem adicional de Timothy Gardner e David Brunnstrom)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações