Viagem do papa ao Panamá irá destacar imigração, pobreza e direitos humanos

Reuters  |  Autor 

Publicado 22.01.2019 14:20

Viagem do papa ao Panamá irá destacar imigração, pobreza e direitos humanos

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco irá ao Panamá na quarta-feira, onde deve chamar atenção para problemas envolvendo pobreza, imigração e direitos humanos durante reunião de jovens católicos.

A viagem do dia 23 ao dia 28 de janeiro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude será a primeira visita de Francisco à América Central, região envolvida em uma crise migratória à medida que milhares de pessoas tentam seguir para os Estados Unidos em busca de asilo ou empregos.

Quando visitou o México em fevereiro de 2016, Francisco criticou o compromisso do então candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump de construir um muro na fronteira do país com o México para conter a imigração ilegal.

“Muitos dos jovens naquela região são imigrantes... acho que podemos esperar referências (à crise migratória) por parte do Santo Padre”, disse o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, a repórteres.

O muro de fronteira é novamente um tópico de destaque nos Estados Unidos, que se vê em meio a uma paralisação parcial do governo à medida que o agora presidente Trump insiste que qualquer legislação para reabrir completamente o governo inclua recursos para a barreira.

Desde o meio de outubro, milhares de cidadãos da América Central, principalmente de Honduras, têm atravessado o México em uma caravana, muitos andando a maior parte do caminho, para tentar chegar aos Estados Unidos.

Nessa época, Francisco denunciou “uma onda de fechamento em direção aos estrangeiros”.

Muitos imigrantes estão buscando asilo, afirmando sofrer violências e violações de direitos humanos em seus países de origem. Esses tópicos também devem ser abordados durante a viagem, segundo assessores papais.

Francisco, de 82 anos, agora no sexto ano de seu papado, também deve visitar uma prisão juvenil e um hospital para tratamento de Aids.