Violações do Irã podem equivaler a crimes contra humanidade, diz especialista da ONU

Reuters

Publicado 20.03.2023 12:46

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Autoridades do Irã cometeram violações nos últimos meses que podem equivaler a crimes contra humanidade, disse um especialista nomeado pela ONU ao Conselho de Direitos Humanos nesta segunda-feira, citando casos de assassinato, prisão, desaparecimento forçado, tortura, estupro, violência sexual e perseguição.

O Irã foi varrido por protestos desde a morte de uma jovem curda iraniana, Mahsa Amini, sob custódia policial em setembro passado.

Dirigindo-se ao conselho com sede em Genebra, Javaid Rehman, relator especial sobre o Irã, disse ter evidências de que Amini morreu "como resultado de espancamentos da polícia estatal da moral". O legista do Irã afirmou que ela morreu de condições médicas preexistentes, não de golpes na cabeça e nos membros.

Rehman, um especialista independente, acrescentou que a escala e a gravidade dos crimes cometidos pelas autoridades como parte da repressão após a morte da jovem "apontam para a possível prática de crimes internacionais, notadamente os crimes contra humanidade".