Wall St fecha em baixa com receio sobre impacto de guerra comercial

Reuters

Publicado 17.07.2019 18:31

Bolsas dos EUA recuam depois de balanço da CSX apontar dano de guerra comercial

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos fecharam em queda nesta quarta-feira, com os fracos resultados da CSX Corp (NASDAQ:CSX) despertando preocupações de que a prolongada guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos contra a China possa prejudicar os lucros das empresas.

As ações da CSX caíram 10,3%, maior queda diária desde 2008, depois que a companhia de transporte ferroviário registrou lucro trimestral menor do que o esperado e reduziu a previsão de receita para todo o ano.

As tensões comerciais contribuíram para um declínio no volume de frete de caminhões e trens no primeiro semestre de 2019.

O CSX foi uma das maiores influências negativas no S&P 500, junto com a Union Pacific e a Berkshire Hathaway --proprietária da BNSF Railway. A Union Pacific, cujas ações caíram 6,1%, divulga seu balanço na quinta-feira.

As perdas em ações de companhias ferroviárias ajudaram a empurrar para baixo o índice S&P para o setor industrial, cuja queda de 2,2% foi a maior entre os 11 setores principais do S&P. O índice Dow Jones Transportation Average --frequentemente visto como uma "proxy" para a saúde da economia geral-- caiu 3,6%.

"As preocupações comerciais são uma grande incerteza", disse Stephen Carl, diretor e chefe de operações de ações dos EUA no Williams Capital Group. "Pode ser um enorme impacto negativo. Os custos virão de tarifas mais altas."

Persistentes preocupações relacionadas ao comércio são um fator crítico que ampara cenário de corte de juros pelo Federal Reserve no final deste mês, disse Ed Campbell, gestor e diretor administrativo da QMA. A expectativa pelo alívio monetário ajudou a impulsionar Wall Street a novas máximas recordes na semana passada.