É Um Bom Momento Para Comprar Ações?

É Um Bom Momento Para Comprar Ações?

Rafael Ragazi  | 16.10.2020 17:54

A pergunta de 1 bilhão de reais

Desde que comecei a trabalhar no mercado financeiro, a pergunta: “é um bom momento para comprar Ações?” é a que mais recebo em meu WhatsApp.

Para cada pessoa que me pergunta sobre a qualidade ou o preço de determinada empresa, outras quatro me perguntam se a Bolsa vai subir ou se vai cair.

Quando a pergunta é sobre uma empresa que conheço suficientemente bem, eu até tenho uma resposta para dar, mas nos outros casos sou obrigado a decepcionar quem me fez a pergunta e responder que é impossível prever o que vai acontecer com a Bolsa.

Mas o fato é que você não precisa prever se a Bolsa vai subir ou se vai cair para ganhar dinheiro com Ações. Nem os maiores e melhores investidores do mundo sabem o que vai acontecer com a Bolsa.

Se, por exemplo, os investidores soubessem que a Bolsa cairia pela metade nos meses de fevereiro e março deste ano, a Bolsa teria caído muito antes por conta desses investidores informados vendendo.

Neste caso específico, a crise foi originada por uma pandemia global, mas todas as outras grandes crises da história geralmente foram causadas por um colapso econômico, e a falta de previsibilidade é um denominador comum.

Assim como as quedas chegam como um tsunami na Bolsa, o tamanho ou duração das altas também é algo imprevisível.

O desempenho da Bolsa está de certa forma relacionado ao desempenho geral da economia, e as pessoas tentam prever o que vai acontecer com ela projetando a inflação, o crescimento econômico, mudanças nas taxas de juros etc.

Entretanto, nem os mais renomados economistas são capazes de acertar o que vai acontecer com a economia de maneira regular e consistente, caso contrário, eles ficariam ultrarricos muito rápido e nem precisariam continuar trabalhando como economistas… o que não é o caso.

Ninguém te avisou (antes de tudo se tornar óbvio) que o Brasil enfrentaria a pior recessão de sua história nos anos de 2015 e 2016. E a Bolsa, aliás, começou a subir no fim de 2015, ainda no auge do pessimismo, quando parecia não haver luz no fim do túnel.

As projeções e previsões sempre se baseiam na última ou na pior/melhor coisa que já aconteceu. Com base em dados passados, os experts chegam a alguma conclusão financeira e tentam se preparar para o que vai acontecer amanhã.

O grande problema é que o que vai acontecer no futuro nunca será igual ao que aconteceu no passado.

O conjunto de fatores que leva uma economia a prosperar é sempre diferente em cada ciclo, assim como os erros de hoje são diferentes dos erros de ontem. Por isso, as grandes crises econômicas sempre vão dar as caras quando excessos são cometidos.

 

Então o que fazer?

Mas você deve estar se perguntando: se nem os economistas conseguem prever a economia, nem os investidores profissionais conseguem prever o que vai acontecer com a Bolsa, como eu poderia ganhar dinheiro com Ações?

A verdade é que você não precisa saber o que vai acontecer com a Bolsa para ganhar dinheiro com ela. Tudo que você precisa fazer é buscar por boas companhias a bons preços.

Gráfico mostra desempenho das ações de ITSA4 (branco) e EMBR3 (laranja).

Desempenho das ações de ITSA4 (SA:ITSA4) (branco) e EMBR3 (laranja). Fonte: Bloomberg.

Quem investiu em Itaú (ITSA4) mais do que dobrou seu patrimônio nos últimos 5 anos, enquanto quem investiu na Embraer (SA:EMBR3) viu seu capital se desvalorizar quase 75 por cento.

Gráfico mostra lucro acumulado nos últimos 12 meses de ITSA4 (branco) e EMBR3 (laranja).

Lucro acumulado nos últimos 12 meses de ITSA4 (branco) e EMBR3 (laranja). Fonte: Bloomberg.

Isso aconteceu porque o banco saiu de um prejuízo para lucro multibilionário entre 2015 e 2019, e a fabricante de aeronaves fez o oposto.

Calma! Você também não precisa adivinhar o que vai acontecer com os lucros das empresas que investe.

Precisa apenas se preocupar em comprar alguns bons negócios e não pagar caro demais por eles.

Em alguns casos, você vai acertar. Em outros, vai errar. Mas desde que você tenha paciência suficiente (afinal, o investimento na Bolsa é para alguns anos, não semanas ou meses), você vai ganhar dinheiro.

No pior dos casos, você perde todo o capital investido em uma Ação. Por outro lado, seus ganhos ao acertar são ilimitados. As probabilidades estão ao seu lado. Quem investe em bons negócios, com disciplina e paciência, é recompensado no longo prazo.

 

Gaste sua energia da maneira correta

Com a pandemia sob controle, o Brasil terá duas opções:

  1. Podemos retomar a agenda de reformas e as boas condições existentes podem permitir um forte crescimento econômico por um bom tempo;
  2. ou podemos enviesar para o lado populista, voltarmos a ser irresponsáveis com nossos gastos públicos e, consequentemente, elevarmos o endividamento do país a níveis muito preocupantes.

O que vai acontecer eu não sei. Ninguém sabe.

Porém, dado que a economia depende das decisões que serão tomadas e que prever esses movimentos é uma tarefa praticamente impossível, faça como Warren Buffett e Peter Lynch, gaste sua energia buscando encontrar as melhores empresas.

É lógico que um vento a favor deixa o ambiente mais propício a grandes valorizações. Mas existem vários e vários casos de empresas que se expandem mesmo durante recessões.

Inclusive, as melhores empresas do mercado podem se aproveitar da fragilidade de sua concorrência para abocanhar uma fatia de mercado que não teriam acesso em condições normais.

No fim das contas, a resposta para a pergunta que intitula este e-mail é: não importa o momento, ótimas empresas sempre existirão.

O nível de otimismo ou pessimismo do mercado pode dificultar ou facilitar a tarefa de encontrá-las negociando a bons preços, mas as oportunidades sempre estarão lá.

Talvez, em um momento mais negativo para a economia e para a Bolsa, você precise ter mais paciência ao investir.

Mas isso não é um problema. Pelo contrário, quando o pessimismo toma conta, as Ações acabam ficando baratas demais e isso implica em um maior potencial de valorização, afinal, nenhum ciclo de alta ou de baixa é eterno.

Então, como sempre digo: ao investir em Ações, preocupe-se em fazer as perguntas certas!

Procure entender as características da empresa que você pretende investir. Por exemplo: como anda o desempenho do novo produto que ela acabou de lançar, descobrir se seu posicionamento e sua estratégia a colocam em vantagem em relação à competição, o que pode dar errado nos novos investimentos que ela está realizando, quais são as principais ameaças ao seu modelo de negócios etc.

Tudo isso (e muito mais) pode ser analisado, e as respostas obtidas vão te permitir ter alguma visibilidade sobre os resultados futuros da empresa que você investe. Esses resultados, no longo prazo, vão influenciar o que vai acontecer com as suas Ações.

Para ter sucesso na Bolsa não é preciso muito, basta que você se mantenha focado no longo prazo, nos resultados, nos riscos de cada negócio e que tenha uma boa dose de paciência.

Um abraço.

Rafael Ragazi

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Flavio Lemuche
Flavio Lemuche

Ótimo artigo e que acalma os desesperados, os apressados e os recém chegados já que a tendência é aumentar número de investidores e empresas nesse mercado de capitais.   ... (Leia Mais)

23 horas atrás· Responder
José Artur Medina
José Artur Medina

A resposta para a pergunta é obvia, o melhor momento era no ápice da pandemia. Entretanto  ainda não retornou aos 120.000 pontos, logo tudo ou quase tudo ainda está barato. Que demore 5 anos para os 120.000 pontos, somando-se os dividendos,vale muitoa pena. Entretando, não basta inteligência e estratégia se não houver culhão para comprar quando surgem as grandes oportunidades, ou se não houver culhão pra vender e assumir pequeno e que comprou errado para aproveitar as grandes oportunidades. O covid foi uma grande oportunidade, vi muito analista orientando "calma" e perdeu-se uma grande oportunidade de comprar a valoresmuito baixos.  ... (Leia Mais)

20.10.2020 01:14 GMT· Responder
ISRAEL BISOTTO
ISRAEL BISOTTO

Sem arrogância e coerente algo raro hoje. Parabéns  ... (Leia Mais)

20.10.2020 00:15 GMT· Responder
Jorge Barros
Jorge Barros

Sempre é um bom momento para quem sabe operar.   ... (Leia Mais)

18.10.2020 20:11 GMT· Responder
Luiz Ferreira Santos
Luiz Ferreira Santos

Gostaria de investir na área de seguros, dentre BBSE3, SULA3, PSSA3, qual estaria em ponto de compra, considerando uma carteira para acima de 3 anos e dividendos?  ... (Leia Mais)

18.10.2020 16:23 GMT· 2 · Responder
Elias Jamil Accaoui
Elias Jamil Accaoui

Então vai lá e compre WEGE MAGALU vai ver o nabo q vai tomar   ... (Leia Mais)

18.10.2020 00:07 GMT· 4 · Responder
tiago sousa
tiago sousa

onde encontro um curso sobre esse aplicativo nvesting?  ... (Leia Mais)

18.10.2020 00:07 GMT· Responder
tiago sousa
tiago sousa

onde encontro um curso sobre esse app investing ?  ... (Leia Mais)

18.10.2020 00:06 GMT· Responder
Rafael Prebianchi Rocha
Rafael Prebianchi Rocha

Parabeléns Rafael, texto muito claro e realista.  ... (Leia Mais)

17.10.2020 21:54 GMT· Responder
Bona Aviatt
Bona Aviatt

Não é hora de comprar nem boas empresas. Mercado saturado, trabalhando com uma margem irreal, o resultado nos próximos 2 anos é ruim. Eu desfiz de participações e irei voltar quando tivermos um cenário realista.   ... (Leia Mais)

17.10.2020 20:35 GMT· Responder
Fábio Costa Alves Silva
Fábio Costa Alves Silva

concordo com a visão de buscar boas empresas.... mas como "momento" esse é um dos piores que já analisei.... as reformas não tem o poder de sozinhas resolver todos os problemas, existem contextos mais complexos em nossa economia, inclusive questões de endividamento e rolagem da dívida pública... o atual patamar de juros da Selic serve mais como propaganda política e ideológica do que um reflexo macroeconômico.  ... (Leia Mais)

17.10.2020 18:36 GMT· 1 · Responder
Jamille Campos
Jamille Campos

Texto simples e prático! Cheio de verdades!! Muito bom poder ler isso e saber que estou incorporando em meus hábitos a filosofia certa! Gratidão Rafael Ragazi  ... (Leia Mais)

17.10.2020 18:19 GMT· Responder
Jamille Campos
Jamille Campos

Texto simples e prático! Cheio de verdades!! Muito bom poder ler isso e saber que estou incorporando em meus hábitos a filosofia certa! Gratidão Rafael Ragazi  ... (Leia Mais)

17.10.2020 18:18 GMT· Responder
Anderson Francisco
Anderson Francisco

Continuem remando Pecadores da B3 ,e pelo amor de Deus,usem stoploss ,pois vejo que a maioria desse portal estão amargando prejuizos Gigantescos, pois acham  que o preço vai voltar kkkk e não é bem por ai ;) abs  ... (Leia Mais)

17.10.2020 15:31 GMT· 5 · Responder
Aristoteles Rangel
Aristoteles Rangel

um dos artigos mais sucintos e claros que eu já li. Parabéns!  ... (Leia Mais)

17.10.2020 15:25 GMT· Responder
Aristoteles Rangel
Aristoteles Rangel

um dos artigos mais sucintos e claros que eu já li. Parabéns!  ... (Leia Mais)

17.10.2020 15:24 GMT· Responder
Gilmar Diógenes
Gilmar Diógenes

Comentário bem coerente. parabéns pelo excelente conteúdo l!  ... (Leia Mais)

17.10.2020 15:24 GMT· Responder
Tiago Cunha
Tiago Cunha

Parabéns pelo artigo 👏👏👏👏👏  ... (Leia Mais)

17.10.2020 15:14 GMT· Responder
wilton Rodrigues
wilton Rodrigues

Muito Bom!  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:37 GMT· Responder
Gabriel Marra
Gabriel Marra

Excelente artigo, Rafael! Muito bem construído  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:37 GMT· Responder
Nathan Silva
Nathan Silva

O mercado já mudou. Bolsas americanas estão nos recordes com economia muito abaixa da pandemia e recuperação desacelerando. Aqui a bolsa multiplicou por mais de 3x entre 2016-2020, foi de 37k para 120k e economia cresceu 1% em média. Tem empresas com P/L de quase 1000 anos e outras 7. Empresas com prejuízo sobem e com lucros caem. Mercado não segue mais essa lógica de crescimento economico, múltiplos de referencia, fundamentos.  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:35 GMT· Responder
Anderson Alexandre
Anderson Alexandre

Parabéns Rafael. Pelo menos 1 colunista imparcial.   ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:23 GMT· Responder
Marcelo Pagliaci
Marcelo Pagliaci

Muito bom artigo! Realmente pondera a sensatez e o equlibrio que o mercado financeiro exige.Parabéns.  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:22 GMT· Responder
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira

desde 2016 a bolsa sobe 4 a 5 meses seguidos e caiu 1 ou 2, independente se o Brasil está indo bem, veja a alta da bolsa de abril ate final de julho, o mundo parado praticamente e bolsa subindo, estão usando a bolsa para lucrar e depois fazem realizações de lucros, cai 10 mil pontos, voltam a comprar, agora a bolsa vai até 110k depois teremos uma nova queda ate 102k  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:22 GMT· Responder
Antonio Oliveira Rios Rios
Antonio Oliveira Rios Rios

bom artigo.  ... (Leia Mais)

17.10.2020 14:12 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Portugal) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';