Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

4 previsões para o mercado financeiro em 2024

Publicado 02.01.2024, 16:05
Atualizado 02.09.2020, 03:05
  • O ano de 2023 caracterizou-se pelo otimismo nos mercados de ações globais.

  • Paralelamente, determinadas classes de ativos enfrentaram um período desfavorável.

  • Neste texto, apresento minhas quatro previsões para os mercados financeiros para o ano que se inicia.

  • Quer superar o mercado em 2024? Conheça as estratégias ProPicks, que usam inteligência artificial para selecionar os melhores papéis dentro das principais tendências do mercado. Saiba mais >>

  • Apesar de um ano positivo, 72% das ações do S&P 500 ficaram abaixo do índice em 2023.

    Entre os destaques anuais estão a Abercrombie & Fitch Company (NYSE:ANF), com uma valorização de 285%, a melhor desde seu IPO em 1996, superando até mesmo o impressionante ganho de +239% da Nvidia (NASDAQ:NVDA).

    A Apple (NASDAQ:AAPL) subiu +50%, consolidando sua posição como a maior empresa do mundo.

    Enquanto isso, a carteira 60/40 (60% em ações, 40% em títulos) teve um desempenho inédito desde 1996 em novembro e dezembro.

    As ações japonesas tiveram seus maiores ganhos anuais em uma década, com o índice TOPIX avançando +25% e o índice Nikkei +28%, marcando seu melhor desempenho desde 2013.

    As Sete Magníficas, grupo composto pelas sete maiores empresas de tecnologia dos EUA, contribuíram para 64% da alta do S&P 500 este ano.

    Elas são esperadas para apresentar um notável crescimento de lucros de 22% no próximo ano, o dobro do avanço do S&P 500.

    Desempenhos notáveis incluem Nvidia (+239%), Meta (NASDAQ:META) (+194%), Tesla (NASDAQ:TSLA) (+102%), Amazon (NASDAQ:AMZN) (+81%), Google (NASDAQ:GOOGL) (+58%), Microsoft (NASDAQ:MSFT) (+58%) e Apple (+49%).

    Enquanto isso, considerando o resto do mercado, as ações com melhor desempenho no ano foram:

    • Soleno Therapeutics Inc (NASDAQ:SLNO) (+1932%)

    • Carvana Co (NYSE:CVNA) (+1018%)

    • Cipher Mining (NASDAQ:CIFR) (+637%)

    • Marathon Digital (NASDAQ:MARA) (+587.3%)

    • ImmunoGen Inc (NASDAQ:IMGN) (+497.8%)

    • MoonLake Immunotherapeutics (NASDAQ:MLTX) (+475.1%)

    Considerando mercados em outras partes do mundo, aqui estão os desempenhos anuais em ordem aleatória:

    Commodities, Criptomoedas e Moedas: Os Melhores e os Piores Desempenhos em 2023

    O Cacau lidera a alta das commodities com valorização de 61% em 2023, a maior em mais de 30 anos, devido a problemas na safra da África Ocidental, principal região produtora do mundo.

    A lira turca bateu um recorde de desvalorização (USD/TRY) após o governo reajustar o salário mínimo em 49%, acelerando a inflação e fazendo a moeda perder -58,5% frente ao dólar este ano, a segunda pior entre os emergentes.

    O dólar encerrou seu pior ano desde o início da pandemia, com Wall Street prevendo que o Federal Reserve cortará os juros em 2024.

    Em contrapartida, a libra registrou seu melhor ano desde 2017, avançando +5,4% ante o dólar, o maior ganho desde 2017. O franco suíço teve seu desempenho anual mais forte desde 2010.

    Os ativos que mais se valorizaram globalmente foram bitcoin (+158%), ethereum (+97%), urânio (+89%), cacau (+61%), ferro (+54%), arroz (+43%), café (+18%) e peso mexicano (+14%).

    Já os ativos que mais se desvalorizaram foram peso argentino (-78%), carvão (-64%), GNL (-57%), bolívar (-52%), níquel (-44%) e petróleo WTI (-10%).

    Sentimento do Investidor (AAII)

    O otimismo dos investidores, ou seja, a expectativa de que as ações subirão nos próximos seis meses, está em 46,3% e continua acima da média histórica de 37,5%.

    O pessimismo dos investidores, ou seja, a expectativa de que as ações cairão nos próximos seis meses, está em 25,1% e continua abaixo da média histórica de 31%.

    Com o otimismo ainda elevado no início de 2024, aqui estão as minhas 4 previsões para todos os mercados:

    1. S&P 500 Terá Outro Ano Positivo

    Agora que 2023 terminou e estamos começando 2024, a pergunta comum é: o que podemos esperar das ações para o novo ano? Eu diria que estou confiante.S&P 500 semanal

    Espero uma trajetória favorável para o S&P 500 no próximo ano, embora com uma possível desaceleração em relação a 2023, não me surpreenderia se os ganhos fossem menos da metade. A confiança para um ano proveitoso vem de vários fatores convincentes:

    • As expectativas estão voltadas para cortes na taxa de juros do Federal Reserve (assim como do Banco Central Europeu), especialmente entre 3 e 5 vezes, sem mudanças esperadas antes de março.

    • A expectativa de um "pouso suave" para a economia dos EUA, evitando uma recessão, adiciona ao cenário positivo.

    • As projeções para os lucros das empresas apresentam uma perspectiva interessante.

    Padrões históricos que costumam ter bom desempenho foram ativados:

    • Um ano eleitoral com um presidente no cargo, como visto em 2024, historicamente se alinha com um cenário favorável para as ações dos EUA. Desde 1949, o S&P 500 teve um ganho médio de quase +13% em tais anos eleitorais.

    • Sequências de oito semanas de ganhos, refletindo a tendência atual, tendem a ser favoráveis para as ações dos EUA nos próximos 12 meses.

    • Quando o S&P 500 entra em dezembro com um ganho acima de +10% para o ano, o ano seguinte vê um aumento médio de +19,5%.

    Ressaltando a importância do último padrão, dados históricos indicam um forte desempenho para o S&P 500 em janeiro, no primeiro trimestre e no ano todo, começando dezembro com ganhos acima de +10%:

    • Janeiro: um aumento médio de +2,4%.

    • Primeiro trimestre: um aumento médio de +6,6%.

    • Ano: um aumento médio de +19,5%.

    Embora retornos passados não garantam resultados futuros, combinar esses padrões históricos com as quatro razões citadas anteriormente reforça o caso para o otimismo.

    2. Bitcoin Continuará Subindo em 2024

    Bitcoin diário

    O bitcoin teve uma alta expressiva de +175% a partir de suas mínimas, e os investidores estão de olho em um 2024 promissor por dois motivos principais:

    • Halving: Esse evento, que ocorre cerca de a cada quatro anos, reduz pela metade as recompensas que os mineradores de Bitcoin recebem por transações validadas. O objetivo principal é manter um crescimento equilibrado e estável no mercado do Bitcoin, controlando a emissão de novas moedas e limitando as já em circulação. Os eventos anteriores de halving ocorreram em 2012, 2016 e 2020.

    • Decisão da SEC sobre ETFs de Bitcoin à Vista: Os investidores esperam uma postura positiva da Securities and Exchange Commission (SEC) antes do prazo de 10 de janeiro, apoiando o lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista no mercado. Empresas como BlackRock (NYSE:BLK), Fidelity e ARK Investment Management aguardam com expectativa a aprovação para tais ETFs. Além disso, há especulações sobre a possível conversão do Grayscale Bitcoin Trust em um ETF em um futuro próximo.

    3. Relação entre o Petróleo Bruto e o Dólar Americano Prestes a Mudar

    Os dados mais recentes mostraram que os estoques de petróleo bruto aumentaram e estão no nível mais alto desde o último agosto.WTI semanal

    Além disso, grandes empresas de navegação estão retomando a rota do Mar Vermelho, pois uma força-tarefa marítima liderada pelos EUA foi criada para proteger embarcações comerciais na área.

    A parcela do petróleo mundial que é comprada e vendida em moedas diferentes do dólar cresceu. Estima-se que 20% do petróleo mundial foi negociado em outras moedas este ano, à medida que Rússia e Irã venderam para a China e outros compradores.

    Algumas grandes economias emergentes estão se movendo para o comércio de commodities em moedas não-dólar, à medida que buscam reduzir sua dependência da moeda dos EUA.

    Doze contratos principais de commodities liquidados em moedas não-dólar foram anunciados em 2023, em comparação com sete em 2022 e apenas dois entre 2015 e 2021.

    Tentativas anteriores de desalojar o dólar de sua posição dominante na indústria de petróleo tiveram sucesso limitado. A China criou um mercado de futuros de petróleo denominado em yuan em 2018, mas as transações foram feitas principalmente por atores domésticos.

    4. Ano Instável Aguarda o Iene

    O índice Nikkei subiu para o nível mais alto em três décadas em 2023, graças à política ultrafrouxa do Banco do Japão e a um iene fraco.USD/JPY semanal

    Mas isso pode mudar em 2024. O BOJ é o único que mantém taxas de juros negativas, embora o mercado espere que isso mude e comece a elevá-las este ano, algo não visto desde abril de 2007.

    O BOJ realizará sua próxima reunião de política monetária em 22 e 23 de janeiro, e nenhuma mudança é esperada.

    ***

    Você já se perguntou: quais são as melhores ações para o atual ambiente de mercado?

    Para os usuários do ProPicks, essa dúvida não existe. Graças ao uso de tecnologia de IA avançada, o ProPicks oferece seis estratégias de seleção de ações que batem o mercado, incluindo “Titãs da Tecnologia”, que superou o mercado em 670% na última década.

    Aproveite agora o desconto de até 50% e não perca mais nenhuma alta do mercado por não saber quais ações comprar!

    Aviso: este artigo tem fins meramente informativos e não constitui qualquer recomendação ou oferta de investimento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.