Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

A Bolsa está em liquidação e eu posso provar

Publicado 27.10.2022, 20:38

Ações brasileiras operam com o P/L de 7,4x (projetado) em 12 meses (média histórica é de 11,2x)

Todo mundo que acompanha minimamente a bolsa no Brasil deve saber que ela está barata por conta dos últimos acontecimentos macroeconômicos mundiais e locais. Mas por que uma manada ainda insiste em vender papéis por ruídos do mercado e fazem ótimos ativos apanharem tanto no curto/médio prazo?

Talvez a psicologia explique melhor do que os economistas essas questões comportamentais. Alguns bons papéis apanharam tanto do mercado que, hoje, podem valer 10, 100 ou 1000 vezes daqui um tempo, pois suas quedas não se justificaram. Ou seja, os fundamentos eram os mesmos, mas o papel parecia que caiu de tobogã.

Fonte: BTG Pactual (BVMF:BPAC11)

O gráfico acima é das chamadas Small Caps, que estão sendo negociadas a 9,7x (projetado) o P/L (12 meses), com uma média histórica de 15,7x (projetado). 

Dado as expectativas de uma retomada econômica no ano de 2023, com revisões do PIB apontando melhorias e a redução da taxa de juros no ano que vem, deixam o cenário mais otimista. E não são só os economistas brasileiros que estão esperançosos com o Brasil para o próximo ano: até o dia 20 de outubro a entrada de R$ 75 bilhões acumulados no ano de capital estrangeiro entrando no país. Será que só os estrangeiros estão vendo a nossa bolsa barata? 

Dias de lutas, dias de glória! Agora, a bolsa brasileira já está andando na contramão do mundo, como aponta o gráfico abaixo:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Fonte: BTG Pactual 

Entre os setores que apresentam maior desconto em 12 meses, temos: i) metais e mineração com a primeira colocação, em um P/L de 3,7x; ii) commodities em segundo, com 4,4x; iii) petróleo e gáscom 4,7x; iv) papel e celulose com 5,0x e v) bancos com 5,9x. É uma baita “liquidação”. 

Uma ressalva que é plausível nesta discussão é que a bolsa brasileira não está barata apenas hoje. Está descontada há dois anos, quando ainda não sabíamos o que é viver em pandemia. Mas, uma coisa é certa: temos excelentes papéis na B3 (BVMF:B3SA3), com ótimos fundamentos e belas oportunidades de investimentos aqui no Brasil. Basta saber garimpar os melhores. 

Últimos comentários

TENDÊNCIA MONSTRA DE QUEDA!!! 2023 SERÁ O RESET FINANCEIRO!!!
BRASIL É VALA!!!
Vamos continar a aportar mensalmente em empresas com potencial de crescimento, que dão lucros e pagam bons dividendos. Caiu comprou, e deixa que o tempo se encarrega do resto! 🤑
vc poderia né indicar 10 small CAPS, abaixo de 2 reais e que paga dividendo, será que existe
Esqueceu os varejistas que para mim foram os que mais sangraram!!!!
PL das varejistas continua alto
SE DESFAZER DESSES PAPÉIS PELOS PREÇOS ATUAIS SÓ JUSTIFICA SE FOR POR UMA NECESSIDADE DE EMERGÊNCIA
A analise só sobre P/L é algo que se trouxe dos mercados financeiros americanos e é uma meia verdade. Aqui no Brasil, diferente dos USA, somos contaminados pela política. A Bolsa, na minha opinião, não esta barata. Ações como PETR4, ARZZ3, BANCOS EM GERAL como BBSA3 e ITUB4, estão indo e vindo nas maximas historicas, sem qq justificativa. Somos um país emergente, e o cenário mundial nos afeta muito mais. Inflação ainda descontrolada, juros acima de suas medias historicas nas principais economias, aliada a uma guerra mundial, com a China escondendo numeros,mostram que o risco de mercados emergentes vai além do P/L. Temos VALE3 e outras do segmento depreciadas, mas com o minerio em baixa tambem, o que desconsidera a simples analise de P/L. O mesmo para varejo, que não sabe o rumo da injeção de capital feita pelo Governo e de sua duração. Minha opinião é de cautela, muita cautela e pouca exposição. O barato sai caro.
Estou comprado, continuo comprando, e se o lula ganhar e a bolsa cair , vou comprar mais ainda. Quanto mais ações de boas empresas tiver melhor. Se o lula ganhar, é só evitar petrobras e B Brasil kkkk
Imagine sindicalistas na estatais em cargos comissionados. Principalmente os da CUT.
Se Lula entrar, ibovespa volta para 70000. So esperar…
70 é muito, só se ele anunciar o Boulos como ministro da economia.
Bom pra comprar.
Obrigado pelo Artigo, mas continuo vendido até as 16 horas de hoje. Fique a vontade para garimpar.
E bom ficar vendido mesmo…. Se Lula ganhar, continue vendido. Ibov volta p 70000 pontos.
A "manada" está ruminando satisfeita da vida no pasto dos juros... Seria bom ver um gráfico das posições vendidas. Se o Lula for eleito será que o Bovespa vai entrar no modo rally como nos seus primeiros mandados ( o qual igualmente ignorou a crise dos USA - a marolinha) ou será que o mundo vai acabar como os "entendidos" estão profetizando. Se todos repetirem a mesma ladainha, em coro, e durante um tempo suficientemente longo, com certeza algo ruim acontecerá - profetizado pelo "broken clock that ALWAYS gives the right time twice a day".
Lula eleito, Ibovespa despenca… qual a duvida???? Ele vai meter a mao na Petrobras, Banco do Brasil, Vale e todas as demais…. Ja vimos esse filme antes. Qual e a sua duvida?
Errroouuuu kkkkkk
vai lá, enche o carrinho
Se VALE cair mais o Elon Musk compra ela toda.
Financeiro segue pagando bons dividendos e está super descontado
e ficará ainda mais barata com a volta da esquerda
entra vendido amanhã então.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.