Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

A indústria da Defesa: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Investir Com Proteção!

Publicado 22.05.2020, 17:16
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Se ao falar de setor de Defesa te veio à mente imagens de caças, tanques, diferentes tipos de armas e munições, você está certo, é exatamente disso que se trata. Apesar de ser algo tão distantes para nós brasileiros, o setor de defesa é algo extremamente enraizado na realidade dos americanos e existem diferentes maneiras de se expor à tese, seja através de ETFs ou diretamente via ações.

O Setor.

O setor de defesa geralmente é dividido em dois tipos de empresas: fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços.

As empresas de equipamentos fabricam tanques, navios de guerra e caças comumente associados ao Pentágono e incluem nomes conhecidos como Lockheed Martin (NYSE:LMT), Boeing (NYSE:BA) e Raytheon (NYSE:RTX). Enquanto isso, os provedores de serviços gerenciam redes de TI, realizam trabalhos de consultoria e executam trabalhos de terceirização mais comuns, como gerenciamento de base e logística para agências civis e militares.

De um modo geral, as empresas orientadas a serviços tendem a se sair pior no caso de um limite de orçamento ou desligamento do governo, já que as principais compras de equipamentos e P&D são projetos financiados a longo prazo, enquanto a modernização da TI ou os acordos de consultoria são mais facilmente deixados de lado até que o financiamento esteja disponível.

Outro ponto importante para se levar em consideração é que o setor de defesa, como a maioria dos setores industriais, é cíclico, mas a defesa é única, pois seus altos e baixos geralmente não se baseiam em nenhum indicador econômico específico. Em vez disso, as empresas de defesa tendem a ir de boom and bust com base nas decisões de Washington.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Portanto, as batalhas orçamentarias são um importante vetor de performance do setor, e no cenário atual essa batalha tem favorecido as empresas do setor.

Big Numbers

Abaixo temos e evolução dos gastos com defesa nas últimas três décadas. Após o fim da guerra fria os gastos militares recuaram, mas voltaram a crescer após o atentado de 11 de setembro.

Os gastos militares globais em 2019 representaram 2,2% do produto interno bruto (PIB) global, segundo Nan Tian, pesquisador do SIPRI, “Os gastos militares globais foram 7,2% mais altos em 2019, do que em 2010, mostrando uma tendência que o crescimento dos gastos militares acelerou nos últimos anos”. Segundo ele “Este é o nível mais alto de gastos desde a crise financeira global de 2008 e provavelmente representa um pico de gastos”.

Os gastos militares dos Estados Unidos cresceram 5,3%, totalizando US $ 732 bilhões em 2019 e representaram 38% dos gastos militares globais. “O crescimento recente dos gastos militares dos EUA se baseia em grande parte no retorno à competição entre as grandes potências”, diz Pieter D. Wezeman, pesquisador sênior do SIPRI.

Você pode estar pensando que a política externa mais agressiva que Trump vem colocando em prática pode estar refletindo diretamente nos gastos militares, mas se existe uma coisa que une republicanos e democratas, essa coisa é o gasto com defesa. Abaixo vemos que no primeiro mandato do Obama, houve expansão nos gastos com defesa, gastos esses maiores do que realizados durante o governo Bush e maiores do que os gastos realizados por Trump até aqui, seja em termos absolutos ou percentual sobre o PIB.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Gastos Militares (US$)

 

Gastos militares (% PIB)

O orçamento fiscal do Pentágono para 2020 – Departamento de Defesa Americano – pode chegar a cerca de US$ 750 bilhões, com uma parcela substancial desse orçamento destinada a empreiteiros na forma de compra de equipamentos, contratos de gerenciamento e financiamento para pesquisa e desenvolvimento. Devido a questões de segurança, o governo tende a fazer a maior parte de suas compras no mercado interno.

3 Motivos para investir no setor da Defesa

  1. Previsibilidade: O que essas empresas podem oferecer aos investidores é um bom fluxo de renda previsível e a capacidade de dormir bem à noite sabendo que a receita das empresas não corre o risco de acabar do dia pra noite. Em muitos dos maiores projetos de compras do governo, como porta-aviões, bombardeiros, aviões de combate e submarinos nucleares, existe um plano de gastos que se estende até a próxima década e é improvável que seja alterado facilmente. Poucos setores podem oferecer uma previsibilidade de receita semelhante. Os Estados Unidos desfrutam do arsenal mais poderoso e sofisticado do mundo. Os investidores podem lucrar com os gastos que tornam esse arsenal possível.
  2. Descorrelação: Setor pouco exposto à ciclos econômicos, visto que os drivers que impactam sua performance são majoritariamente políticos. Além disso, em momentos de aumento de tensão geopolítica entre os EUA e outras nações, quando o mercado via de regra tende à passar por correção, o setor de defesa tende à defender bem o portfólio pois é beneficiado por esse cenário.
  3. Tendência: O Pentágono está no meio de uma grande atualização do sistema de armas, que inclui reorientar suas prioridades para combater os rebeldes no deserto e para os principais conflitos de poder com a Rússia e a China, que vem se intensificando nos últimos anos. Isso está causando uma grande revisão de quais equipamentos serão necessários na próxima década e em quais tecnologias serão necessárias investir. Além de expansão e inovação, o setor ganha parte relevante te sua receita na manutenção e revitalização de todo o arsenal atual de tanques, submarinos, navios, ogivas, armamentos…
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em relação às empresas de serviços, as manchetes sobre entidades estrangeiras invadindo redes seguras fizeram desses esforços de modernização uma prioridade para os próximos anos. Enquanto isso, é provável que o governo adote cada vez mais a terceirização o que deve significar um aumento constante de oportunidades para empresas de serviços, mesmo em um ambiente sem ganhos orçamentais.

Por que não investir no setor da Defesa?

  1. Valores pessoais: As empresas de defesa fabricam produtos extremamente letais, que são usados ​​em todo o mundo por vários governos por várias razões. Essa é uma questão ética que é melhor deixar para investidores individuais e, até o momento, há uma grande demanda por ações de defesa. Mas, se a percepção do público evoluir com o tempo contra empresas de defesa semelhante ao que aconteceu com a indústria tabaco, isso poderá impactar negativamente as ações do setor.
  2. Dependência do Governo: Uma coisa que não afetaria tanto a maioria das outras empresas é o cenário político de hoje. Se o presidente americano for agressivo em sua política externa, as ações tendem refletir à essa abordagem positivamente, caso contrário, o setor tende à sofrer redução de receita. Essa dependência elevada em relação à quem está no controle político dos EUA é um ponto negativo que deve ser levado em conta.
  3. Não encontrará a próxima Apple (NASDAQ:AAPL) aqui: a maioria das vezes, as empresas de defesa não fornecem o glamour ou os ganhos impressionantes da biotecnologia ou das empresas do Vale do Silício. O governo, apesar de um cliente difícil, faz o possível para garantir lucros razoáveis para a indústria, para garantir que a base de defesa permaneça saudável, mas evita margens de lucro altíssimas.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

COVID-19

O setor de defesa não deve ficar de fora dos setores impactados. As eleições se aproximam e os gastos militares sempre são ponto sensível de discussão, e no cenário atual, onde o governo americano se vê obrigado à elevar a dívida pública em patamares inimagináveis, projetos de menor prioridade podem ser revistos. Atualmente com o Pentágono mais focado na competição com a Rússia e China em vez do Oriente Médio, projetos específicos para aquela região podem sofrer revisão, como o JLTV da Oshkosh Corporation (NYSE:OSK) abaixo, veículo voltado para operação no deserto.

Como investidor no setor?

O ITA) é um ETF que busca replicar a performance do iShares Dow Jones US Aerospace & Defense é um índice composto por apenas empresas americanas que fabricam, montam e distribuem equipamentos aeronáuticos e de defesa, além de posição marginal indústria pesada e empresas que vendem produtos relacionados à construção

É um índice relativamente concentrado, assim como o setor de maneira geral. As três maiores empresas no índice representam mais de 50% do seu PL.

Abaixo, segue performance do ETF nos últimos 5 anos. Desde a última a eleição americana o índice se valorizou mais de 100%, refletindo a política do presidente Donald Trump que buscou expandir o orçamento militar, passando por forte correção no começo de 2020,devido a crise do COVID-19.

 

A Boeing foi o grande detrator na performance do fundo, visto que possui peso relevante na carteira do ETF e parte relevante da sua receita exposta a aviação civil, fazendo com que suas ações caíssem mais de 50% e mesmo após a recuperação do S&P o papel não reagiu (abaixo).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O fundo negocia à um 14,74x P/L e 2,67 P/B (P/VPA), com Beta de 1,47.

No próximo post entrarei mais à fundo em algumas empresas especificas do setor, até lá!

Abraço!

Últimos comentários

Pode me ajudar a e tender a questao que envolve a Embraer?Li um artigo que tem uma clausula que a Boing é onrigada a pagar os 4,5biloes quando houver pandemia
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.