Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

A Pecuária da Índia

Publicado 08.05.2013, 09:36
Atualizado 14.05.2017, 07:45
A pecuária da Índia: perfil, oportunidades e desafios

Introdução


A Índia possui um enorme rebanho bovino e bubalino, e vem se firmando, nos últimos anos, como grande produtor de carne de búfalo, sendo um dos principais fornecedores de carne no mercado internacional.

Para analisarmos algumas características deste país quanto à produção de gado, apresentamos uma tradução e adaptação de um recente relatório do Global Agriculture Information Network (GAIN), que faz parte da rede de informação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

O relatório aborda questões relacionadas ao rebanho, produção, consumo e comércio de carne. Ao fim, apresentamos as projeções do USDA para a pecuária do país.

Rebanho e produção


O último Censo Agropecuário da Índia é de 2007, o que faz com que haja pouca informação oficial sobre a evolução recente do rebanho de bovinos e bubalinos do país.

Historicamente, a produção de leite - principal atividade relacionada aos bovinos e bubalinos, aumentou na medida em que a população de gado cresceu.

Hoje, as autoridades indianas esperam que o rebanho de búfalos venha a diminuir no longo prazo, conforme a produção de leite melhora em eficiência, inclusive com a importação de bovinos de genética superior.

Quanto à produção de carne de búfalo, esta continua a se expandir em taxas recordes, mas dado à enorme safra de bezerros da Índia (reflexo principalmente da atividade leiteira), o aumento da produção das indústrias frigoríficas parece, por ora, estar ocorrendo em níveis sustentáveis.

Em 2012 e 2013 os estoques iniciais subiram 1,0% frente ao ano anterior. Para o estoque final de 2013, o USDA projeta estabilidade.

Não há estatísticas oficiais sobre mortalidade e descarte de animais jovens, mas o desenvolvimento da indústria exportadora de carne de búfalo tem estimulado a retenção dos bezerros provenientes da produção leiteira para a produção de carne.

Para 2013, os abates e a produção de carne deverão crescer, junto com a expectativa de aumento para as exportações e ligeira alta no consumo interno.

Consumo


Devido a tabus relacionados ao abate e consumo de gado bovino, o consumo de carne bovina é praticamente inexistente na Índia, com exceções dos estados de Kerala e Bengala Ocidental, bem como alguns estados do nordeste do país. Dada a semelhança entre búfalos e bois, as carnes vermelhas preferencialmente consumidas são as de ovinos e caprinos.

O frango é a fonte de proteína animal preferida na Índia, com o aumento da produção interna estimado em 10,0% ao ano.

Em razão de o hábito alimentar de consumo de carne, não se espera que o consumo interno cresça a uma taxa maior que o crescimento da população. Em 2012, estima-se que o consumo total tenha aumentado 1,7%, para 2,01 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec).

Para 2013, o consumo está estimado em 2,05 milhões de tec, um aumento de 1,9%, o que representa um baixíssimo consumo médio per capita, entre 1,5kg e 2,0kg ao ano.

Comércio


Segundo as estimativas divulgadas no relatório, as exportações em 2012 ficaram em 1,45 milhão de toneladas equivalente carcaça (tec), alta de 14,4% frente a 2011.

Importantes compradores estão situados no sudeste asiático, como o Vietnã e Tailândia. O Irã também vem se destacando entre os principais clientes. Para 2013, a projeção é de que sejam exportadas 1,95 milhão de tec, 34,5% mais que em 2012.

Pecuária da Índia em números

Na tabela 1 estão os números da pecuária da Índia. O país reúne uma série de características propícias à produção de carne a baixo custo, fato que tem sido um grande diferencial de mercado nos últimos anos.
Tabela 1
Porém, existem muitos desafios a serem superados pela pecuária indiana, como a questão sanitária – relacionada principalmente à febre aftosa, regularidade de produção, processamento de dejetos, melhor aproveitamento dos subprodutos do abate e a padronização da produção (tipificação), por exemplo.

Cordialmente,

Gustavo Aguiar
Zootecnista
Scot Consultoria

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.