Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

A saída da Cemig e o dilema do possível caixa

Publicado 20.04.2023, 18:08
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Ao longo do relatório a gente chegou a dizer que a transmissão de energia é um segmento “à prova de idiotas". Por se tratar de um setor muito regulado e com Receitas bem previsíveis, é muito difícil encontrar um problema que seja relevante para uma companhia que atua exclusivamente na construção e operação dessas linhas.

No entanto, em 2021 surgiu um fantasma para assombrar a vida da Taesa (BVMF:TAEE11). A Cemig (BVMF:CMIG4), que possui uma fatia com pouco mais de 20% da Taesa, disse que estava pensando na hipótese de vender a sua participação na companhia. Porém, essa venda não é algo tão simples de acontecer. 

A Cemig não manda na Taesa sozinha, ela divide o controle com o Grupo ISA. Por conta disso, se a Cemig resolver vender a sua participação na empresa, o Grupo ISA pode exercer o seu direito de preferência e se tornar a única controladora da companhia. Segundo o CFO da Cemig, a companhia pretende acelerar esse processo em 2023. 

O maior problema com a saída da Cemig gira em torno de uma joint venture que a Taesa tem com a Alupar (BVMF:ALUP11), conhecida como Transmissora Brasileira de Energia (TBE). A TBE, que conta com 13 concessões, tem uma RAP de quase R$ 1 bilhão. Esse valor representa cerca de 20% das RAPs da Taesa, considerando a fatia dela em cada uma das suas concessões.

O acordo de acionistas determina que, caso haja mudança no controle da Taesa, a Alupar terá o direito de comprar a participação da Taesa na joint venture. Se a Alupar exercer esse direito de preferência, a Taesa vai receber uma montanha de dinheiro, mas deixará de contar com o caixa gerado pelas operações dessas linhas. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso é algo muito importante, pois não está muito claro o que a Taesa fará com esse caixa. Investiria em novas linhas? Difícil, já que os leilões de transmissão estão muito concorridos. No último leilão realizado, por exemplo, devido à concorrência e aos maiores custos de financiamento e construção, o UBS calculou uma TIR média de 6,8% para o leilão. Isso dá uma TIR Nominal de 12,08%, ou seja, está rendendo menos que o CDI. Entrar em um leilão como esse não faz muito sentido, já que um título do Tesouro de longo prazo hoje paga quase 6% ao ano. 

Ela poderia distribuir esse dinheiro como dividendos. Quem vive de proventos adoraria, num primeiro momento, mas é fato que, depois dessa distribuição extraordinária, os dividendos iriam minguar bastante, já que a Taesa perderia 20% da Receita.

Últimos comentários

muito bem observado.
Se tem essa possibilidade de entrada de caixa, esse caminho não seria mais viável para se obter recursos quer uma nova oferta de ações? Se a preocupação era falta de caixa para participar dos próximos leilões, me parece mais uma solução que Um problema!
Parabéns pelo artigo!!! Espero que tudo corra bem e que a TAESA continue pingando dividendos na munha conta!!! 👏👏💰💰💰
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.