🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Açúcar e Etanol: O Que Esperar da Nova Safra no Centro-Sul?

Publicado 07.02.2022, 11:20
Atualizado 09.07.2023, 07:32
SB
-
ETHc1
-

A nova safra 2022/23 de cana, açúcar e etanol não está definida no Centro-Sul do Brasil. Fazer qualquer previsão neste momento significa chance de erro maior que o normal.

O clima e o tamanho da safra. 

Para lembrar, a safra 2021/22 no Centro-Sul foi relativamente pequena devido a um clima seco. A produção de cana deve ficar em torno de 530 mi t; a produção de açúcar deve ficar em torno de 32,5 mi t; a produção de etanol de cana deve ficar entre 24 e 25  bi litros.

As previsões disponíveis atualmente para a safra 2022/23 sugerem uma safra maior que aquela do ano passado. Em termos de cana a ser moída, o crescimento previsto da nova safra é da ordem de 5%-6%.

Por outro lado, as previsões para a nova safra têm sido modificadas pelas usinas para mais, em função das chuvas que estão ocorrendo próximas da média histórica. Uma boa previsão para o tamanho da safra será feita no final das chuvas de verão no Centro-Sul, ou seja, Março/22. 

O mix de produção  

O mercado tem indicado que o volume de fixações de preços de venda futura de açúcar em NY é menor que na safra passada. Isto porque as usinas estão esperando uma recuperação de preços do açúcar no mercado de futuros de NY. Cabe lembrar que o preço de açúcar neste mercado alcançou um teto de 20,90 ¢/lb em Agosto/21 e de lá para cá mostra tendência de baixa. Atualmente o preço ronda 18 ¢/lb.

Por mais que esta expectativa altista das usinas seja argumento para inibir fixações, em nossa opinião não é o único argumento.

Inibe fixações de preços:

  • A incerteza sobre o tamanho da nova safra e o volume de açúcar que poderá ser produzido.
  • A dúvida na escolha do produto, açúcar ou etanol, que melhor remunera a usina. A usina não tem claro neste momento qual seria seu mix de produção de lucro máximo. Isto porque os dois produtos remuneram muito bem as usinas e estão mais ou menos empatados em termos de atratividade para o produtor. 

As incertezas globais. 

O mundo passa por alto grau de incertezas. De tipo:

  • Geopolíticas
  • O Covid e suas variantes.
  • Macroeconômicas, com desequilíbrios fiscais relevantes, inflação e juros em alta.
  • Clima
  • Situação sócio-política delicada em diversos países, com esgotamento mental da população decorrente do Covid19.

As bolsas dos EUA e Europa desde Novembro/21 mostram-se de lado. A euforia pós-Covid de 2020-2021 passou. A bolsa da China mostra viés de baixa.

Voltando ao açúcar, este elevado grau de incertezas por que passa o mundo neste momento é um estímulo para fixação de preços. Isto garante os bons preços atuais, em R$/t de açúcar, que as usinas podem ter neste momento.  Esperar que os preços do açúcar se recuperem é uma aposta possível, mas incerta. A boa remuneração atual da produção da usina é uma garantia de lucro satisfatório, considerando todos os custos de produção: despesas, depreciação e custo do capital total investido.

Nossa recomendação: garantir o lucro para uma parte da produção. 

Saúde a todos.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.